
A partir da próxima segunda-feira (11), a Avenida Rui Barbosa, em São José dos Pinhais, na região metropolitana de Curitiba, será totalmente bloqueada no cruzamento com a Avenida das Torres para a realização de obras de implantação de uma trincheira no local. De acordo o Departamento Municipal de Trânsito de São José dos Pinhais (Demutran), apesar dos trabalhos, o tráfego será mantido normalmente nos dois sentidos da Avenida das Torres, principal acesso ao Aeroporto Internacional Afonso Pena.
Para os motoristas que trafegam pela Avenida das Torres, o único impedimento será a conversão à Avenida Rui Barbosa. A previsão é que o trabalho tenha duração de 18 meses, e durante todo o período, haverá sinalização especial do Demutran. Além disso, uma equipe da Guarda Municipal estará à disposição para orientar o trânsito.
Com a obra, o trecho da Rui Barbosa entre a Avenida Rocha Pombo e a Rua Rio Grande do Norte ficará bloqueado. O motorista que utiliza a via no sentido Centro/Bairro poderá usar um caminho alternativo, virando à esquerda na Avenida Rocha Pombo, e seguindo pelas rua Castro Alves, Maringá, Loanda e Rio Grande do Norte, de onde é possível retornar à Rui Barbosa (trajeto em verde no mapa).
Para quem trafega do bairro Afonso Pena em direção ao Centro, a opção é virar à direita na Rua Israel Andrade Pereira, pegar a Rua São José e seguir até a Rua Joaquim Nabuco (trajeto em laranja no mapa). O Demutran recomenda que os motoristas busquem ainda outros caminhos, principalmente nos horários de pico entre 7 e 9 horas e entre 17 e 19 horas. Nestes horários, segundo o órgão, passam cerca 3,5 mil carros por hora na região.
A Avenida das Torres é a principal via de acesso ao Aeroporto Internacional Afonso Pena e às BRs 376 e 101, que ligam o Paraná aos estados de Santa Catarina e Rio Grande do Sul. No trecho onde é construída a nova trincheira passam cerca de 50 mil veículos por dia, segundo dados do Demutran.



