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Dos quatro binários (ruas paralelas com sentidos opostos) previstos para serem concluídos neste mês em Curitiba, dois sofrerão atrasos nas obras. A Ligação Capão da Imbuia-Hauer só ficará 100% completa daqui a cinco meses, com a construção de uma nova trincheira sob a BR-277. Já o Binário da Avenida Brasília, no Novo Mundo, será concluído apenas em junho. Isto porque as obras de pavimentação, drenagem e calçamento no local estão dando mais trabalho do que era previsto no projeto inicial. Já os binários Mário Tourinho (Campina do Siqueira) e Santa Bernadethe (Fanny) ficam prontos até o fim do mês, conforme o previsto.

De acordo com o coordenador do Programa de Transporte Urbano da prefeitura, Wilson Justus, o atraso para o início da construção da trincheira na BR-277 deve-se ao fato de tratar-se de um trecho de rodovia federal, delegado ao estado e concedido a uma concessionária de pedágio – a Ecovia. "Isto envolve todo um trâmite jurídico. Quando as obras chegaram no ponto em que a trincheira deveria ser iniciada, sentamos com a Ecovia para resolvermos a questão", explica.

Segundo a Ecovia, um documento de autorização para as obras já foi enviado à prefeitura no início de abril. Faltaria apenas a anuência do poder público municipal aos termos do acordo. "Na semana passada, finalizamos a minuta e até o fim do mês as obras da trincheira devem ser iniciadas", garante Justus. Segundo ele, este é o melhor momento para realizar a intervenção, pois, no período anterior a 1.° de maio, o movimento na rodovia é maior. A previsão é de que a trincheira leve quatro meses para ser finalizada.

Foram investidos R$ 9,7 milhões pela prefeitura e pelo Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID) na Ligação Capão da Imbuia-Hauer – uma intervenção que passa por cinco bairros e promove uma ligação da região leste com a sudeste da cidade. Cerca de 75% das obras já estão concluídas. Além da nova trincheira, ainda serão feitas cerca de 400 rampas e o plantio de 600 árvores na região.

O trânsito já está liberado na maior parte dos 8,6 quilômetros de ligação direta. Apenas o trecho nas ruas Frei Rogério e Reinaldo Issberner, no entorno do Shopping Jardim das Américas, está interrompido – local onde será feita a nova trincheira.

Enquanto as obras não são concluídas, a trincheira que já existe no local, na Rua Marcos Smanhotto, comporta os dois sentidos. Depois de finalizada a obra, o tráfego no sentido Jardim das Américas-Cajuru será transferido para a nova construção.

Os moradores dos bairros Capão Raso e Novo Mundo também terão de conviver com obras por um mês além do previsto. De acordo com Justus, o fato de alguns trechos terem sido revitalizados fez com que a obra fosse mais demorada do que em outros lugares da cidade em que foi construído algo novo.

"Todo mundo sabe que, às vezes, a reforma é mais demorada que a construção. Na hora de executar a obra, percebemos que havia mais pontos envelhecidos do que esperávamos", diz Justus. "Com as obras pela metade está muito perigoso por aqui. Vários acidentes já ocorreram", afirma a síndica e moradora da região, Edna Schianti, 42 anos. O Binário Brasília teve um custo de R$ 5,1 milhões, sendo parte financiado pelo BID.

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