Encontre matérias e conteúdos da Gazeta do Povo
Clima

Oeste e Sudoeste são principais "portas de entrada" de frentes frias no PR

Regiões são por onde chega a maior parte das frentes frias que avançam pelo estado. Confira a explicação do porquê

Pedestre pula árvore caída na Praça Carlos Gomes, no Centro da capital: ventos chegaram a 59 km/h em Curitiba | Marco André Lima/ Gazeta do Povo
Pedestre pula árvore caída na Praça Carlos Gomes, no Centro da capital: ventos chegaram a 59 km/h em Curitiba (Foto: Marco André Lima/ Gazeta do Povo)

Para quem já percebeu que grande parte das frentes frias que chegam ao Paraná entra pela região Sudoeste e parte da região Oeste do estado fica a informação: o caso não é apenas uma coincidência. A meteorologia explica que esta é a área paranaense mais favorável à formação de tempestades e dissipação das frentes, porque concentra características essenciais para receber tais transições entre as condições do tempo.

Localizada entre o Norte da Argentina e o Paraguai, é uma das regiões mais quentes do estado. Isso porque, de acordo com o meteorologista Reinaldo Kneib, do Instituto Tecnológico Simepar, ela está afastada do oceano e, por isso, sofre a influência do que em linguagem técnica é chamado de continentalidade. Ou seja, por estar mais no interior do continente, sua superfície terrestre absorve mais facilmente o calor e esquenta mais rápido.

Além de ser quente, a região também recebe muita umidade da Amazônia. Esta umidade se concentra facilmente entre as áreas do Sudoeste e Oeste do Paraná porque tem sua dissipação "barrada" pela Cordilheira dos Andes – que, em extensão, é considerada a maior cadeia de montanhas do mundo, atravessando a América do Sul da Venezuela até a Patagônia. "A umidade só vem para nós por causa dos Andes, que servem como barreira desta umidade que iria para o Pacífico, mas que é desviada para o Sul porque acompanha as montanhas", explica Kneib.

Assim, é por ser capaz de concentrar essas características físicas é que a área entre o Sudoeste e o Oeste paranaense age em grande maioria das vezes como ponto inicial das frentes no estado. "O normal é que depois de ocorrer primeiramente entre o Oeste e Sudoeste estas frentes então se dissipem para o Leste e o Norte", finaliza o meteorologista.

O que é uma frente fria?

Frente fria é quando uma massa de ar quente perde espaço para uma massa de ar frio. De acordo com o Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe), é um mecanismo natural da atmosfera para compensar diferenças de temperatura no planeta.

Principais Manchetes

Receba nossas notícias NO CELULAR

WhatsappTelegram

WHATSAPP: As regras de privacidade dos grupos são definidas pelo WhatsApp. Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.