Os médicos residentes e da especialização em oftalmologia do Hospital de Clinicas (HC) da Universidade Federal do Paraná (UFPR) reivindicam a ampliação do número de cirurgias feitas por estudantes ao longo do curso. Na quinta-feira (27), eles devem realizar uma assambleia e podem interromper o atendimento ambulatorial eletivo, como forma de pressionar para que a reivindicação seja atendida.
Segundo o Sindicato dos Médicos no Estado do Paraná, cada residente tem realizado uma média de 20 cirurgias por ano, número bem abaixo dos 50 procedimentos preconizados pelo Conselho Brasileiro de Oftalmologia (CBO) e pelo Ministério da Educação. O sindicato afirma que o baixo número de cirurgias realizadas pelos residentes se deve à falta de equipe de enfermagem.
Em nota, o sindicato afirma que realizou inúmeras reuniões com a direção do HC, mas que "a resposta é a de que o Hospital de Clínicas encontra-se com reduzido número de funcionários". O sindicato afirma que vai comunicar o fato ao Ministério Público Estadual, conselhos Federal e Regional de Medicina e Associação Brasileira e Paranaense de Oftalmologia.
A reportagem tentou entrar em contato com a administração do Hospital de Clínicas, mas, até às 19h30, não obteve retorno.



