
Os comerciantes e moradores do bairro Ipanema, próximo ao centro da cidade de Piraquara andam nas ruas de terra do local com medo. O motivo é uma onda de assaltos nos últimos 20 dias efetuada por um grupo de criminosos, que chegam fortemente armados e, em alguns casos, agem com crueldade. Em parte dos roubos, as vítimas perceberam o uso de uma espingarda calibre 12 para intimidar e evitar reações. A Polícia Civil diz já ter pistas da quadrilha responsável pelos ataques, mas a reclamação frequente é com relação a falta de policiamento na cidade.
Com uma população de 93 mil pessoas, segundo o Censo de 2010 do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), Piraquara tem apenas um destacamento da Polícia Militar (PM), além do Batalhão de Guarda, responsável pela segurança do Complexo Penitenciário da cidade com mais de 6 mil detentos em seis unidades.
Um mercado da cidade foram dois assaltos em menos de dez dias. No último caso, na semana passada, quatro homens chegaram fortemente armados e renderam clientes e funcionários. Dois rapazes que trabalham no local foram presos em um freezer. Enquanto um dos bandidos pegou o dinheiro do caixa, outros retiravam mercadorias. "Eles não estavam querendo tanto dinheiro, queriam produtos. Fizeram a feira. Levaram cerveja, whisky, carne, fraldas, etc", contou o dono do mercado, Pedro Krupa, que vive na região há 17 anos.
O circuito interno de segurança do estabelecimento gravou toda a ação e as imagens (veja vídeo abaixo) foram entregues a Polícia Civil. Segundo ele, dá para ver claramente o rosto dos assaltantes. "Só não pegam (os criminosos) se não querem", disse.
Alguns dias antes, um salão de beleza foi o alvo. Dois homens renderam a cabeleireira Tânia Regina, uma funcionária e um cliente. A filha da profissional, de um ano, estava dormindo durante o roubo. Foram levados R$ 100 da cabeleireira, o veículo e o celular do cliente. Ela disse que trabalha no local há seis anos e nunca tinha sido assaltada e a maior dificuldade é lidar com a insegurança. "Nós não ficamos mais sossegadas. Cada carro que passa a gente pensa: será que é assalto?. A polícia não passa aqui e no dia (do crime) eles vieram só uma hora depois", contou.
A sensação de insegurança é divida pelos vizinhos. No sábado dia 03, dois homens entraram na casa de Joceli Santana. Eles subiram pelo muro e desligaram o alarme da residência, que estava vazia no momento do roubo. Os bandidos levaram TV, microondas e dinheiro. Em seguida, assaltaram a casa da frente.
Uma vizinha viu a movimentação e quis intervir, mas virou alvo. "Ela perguntou: o que vocês estão fazendo?' Aí, um deles sacou a arma, deu um tiro e falou: 'vai cuidar da sua casa", disse Joceli, que mora há 12 anos no bairro e nunca tinha enfrentado violência dentro de casa. Dono de uma frutaria, Antônio Krupa, também reclama dos assaltos frequentes. "Perdi clientes por causa disso. Mas, o problema é o medo que fica."
Policiamento
O comandante do Destacamento da PM em Piraquara, o cabo Sidnei Pereira, admitiu que faltam policiais para dar conta do patrulhamento ostensivo na cidade. "Não é suficiente. O efetivo está reduzido. Mas o governo está fazendo concurso (para novos policiais militares), mas é demorado." O atual governo estadual prorrogou o concurso da Polícia Militar realizado ainda no governo Requião e pretende convocar 2 mil novos policiais nos próximos anos. A expectativa da PM é que até o fim do ano boa parte desses candidatos esteja apto para o policiamento de rua.
Pereira destaca, porém, que recebe ajuda de outros núcleos da PM. "Conto com o apoio do Batalhão de Guarda, que ajuda com duas equipes. E tem o Tático de Pinhais que faz patrulhamento na região do Guaraituba."
Para o militar, este grupo que age no bairro Ipanema é uma quadrilha nova. "A gente já fez prisões de quem conhecia. Mas estão chegando pessoas que a gente não conhece", explica. A assessoria de imprensa da PM informou que em março foram registrados 11 assaltos na cidade e apenas um deles no bairro Ipanema.
O delegado de Piraquara, Amadeo Trevisan de Araújo, diz que não pode passar informações sobre a investigação, mas garante que a polícia está próxima de prender os assaltantes. "Temos suspeitos do assalto ao mercado e ao salão de beleza. É possível que seja a mesma quadrilha", relatou.
Vida e Cidadania | 1:33
Vários roubos a comércios e residências aconteceram nos últimos dias em Piraquara. Um dos casos foi registrado pelas câmeras de segurança de um mercado. Quatro homens entraram, renderam funcionários e clientes e roubaram dinheiro e mercadorias.




