• Carregando...

Um vídeo disponibilizado pela Urbanização de Curitiba (Urbs S/A) mostra o momento em que o motorista de um ônibus de transporte coletivo da capital atropela alguns cachorros no terminal do Hauer, na capital. A fatalidade ocorreu no dia 22 de fevereiro e deixou dois cachorros mortos.

O vídeo mostra um bando de cães entrando no terminal e cercando o ônibus. Alguns deles acabam entrando embaixo do veículo. Em instantes, o motorista do Interbairros fecha as portas e acelera, atropelando os animais.

Segundo a Sociedade Protetora dos Animais de Curitiba (SPAC), o caso já foi repassado para a Delegacia de Proteção ao Meio Ambiente .

"A gente não tem como condenar o motorista. O que temos até agora é que houve um atropelamento e a gente só quer que a verdade apareça. Se ele atropelou e sabia disso, tem que pagar", disse Soraya Simon, da SPAC.

Conforme Soraya, a sociedade foi informada de que a quantidade de animais no terminal que aparecem no vídeo não é normal, e que o aglomerado teria se formado por causa de uma cachorra que estava no cio.

"Esse é um caso, mas tem que responsabilizar quem deixa os animais soltos e para isso falta uma política pública eficaz. É preciso orientar, mas também é preciso responsabilizar", relatou Soraya.

Em nota oficial, a SPAC disse que, como não presenciaram o atropelamento, não podem julgar ninguém somente pelo que é dito.

"Pelas imagens é visível que a denúncia original colocada na internet [de que o motorista teria visto os cães] não confere, pois os animais não estavam na frente do ônibus, mas em baixo da parte traseira do veículo quando arrancou. Se o motorista teria visto os animais ou não, não nos cabe julgar e estamos aguardando a averiguação dos fatos, mesmo tendo também opinião pessoal", informou a sociedade.

Em nota, a Urbs informou que as imagens registradas pelas câmeras do terminal mostram que o motorista do ônibus estava dentro do veículo e já havia terminado a operação de desembarque e embarque de passageiros quando os cães chegaram à plataforma onde estava o ônibus.

A empresa disse também que "compartilha a política de respeito e proteção aos animais da administração municipal e mantém contato com outros órgãos da Prefeitura no intuito de evitar que a circulação de animais nos terminais resulte em acidentes".

A nota explicou ainda que a Secretaria Municipal do Meio Ambiente enviou dois técnicos ao terminal para averiguar o ocorrido, e que já está sendo estudada uma parceria com a Universidade Federal do Paraná, para identificar os cães que frequentam os terminais de ônibus da cidade, castrá-los e monitorá-los via microchips.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]