Encontre matérias e conteúdos da Gazeta do Povo
Trânsito

Ônibus ganha faixa exclusiva na Westphalen

Trecho tem 700 metros, por onde passam 20 linhas de ônibus. Por enquanto, os veículos de passeio que usarem a faixa serão orientados. Mas, a partir do dia 15 de abril, haverá multa

Motorista conduz ônibus na Desembargador Westphalen. Marechal Deodoro será a próxima rua a ter faixa exclusiva. | Everson Bressan/SMCS
Motorista conduz ônibus na Desembargador Westphalen. Marechal Deodoro será a próxima rua a ter faixa exclusiva. (Foto: Everson Bressan/SMCS)

Os ônibus que saem da Praça Rui Barbosa e seguem pela Rua Desembargador Westphalen passaram a rodar por uma faixa exclusiva. O trecho, de 700 metros, foi inaugurado nesta quarta-feira (17), e vai da esquina com a Avenida Visconde de Guarapuava até a esquina com a Avenida Presidente Getúlio Vargas. Esta é a segunda faixa exclusiva para ônibus da cidade – a primeira foi inaugurada em 2014 na Rua XV de Novembro. Por enquanto, os veículos de passeio que usarem a faixa serão orientados. Mas, a partir do dia 15 de abril, haverá multa para quem trafegar por esses locais.

Vinte linhas, que transportam 70 mil passageiros por dia, passam a usar a faixa exclusiva da Desembargador Westphalen. O objetivo é reduzir em até 20% o tempo de transporte de passageiros com a implantação desses trechos exclusivos, segundo o prefeito Gustavo Fruet.

“Curitiba nos grandes eixos chegou a ter uma média de deslocamento de 25km/h. Hoje está em 13km/h, 12km/h. Nós temos que recuperar isso. Uma das alternativas são as faixas exclusivas, muito mais simples, objetivas e práticas do que implantar canaletas em áreas já consolidadas”, explica Fruet. Além da implantação das faixas exclusivas, a sincronização da sinalização do trânsito deve ajudar no tráfego.

A Rua Marechal Deodoro, entre a João Negrão e a Alameda Doutor Muricy, também deve ganhar uma faixa exclusiva para ônibus. A administração municipal, entretanto, não informa quando será a implantação. Ontem, Fruet afirmou que há estudos para a criação de faixas exclusivas em outros locais da cidade. Mas comerciantes e moradores devem ser ouvidos antes da implantação.

Sobre a possibilidade de o tráfego de veículos de passeio ficar complicado nas demais faixas da Desembargador Westphalen, assim como ocorreu com a Rua XV de Novembro, o prefeito diz que a cidade deve priorizar o transporte coletivo. “Nós temos que ganhar o usuário de transporte, não só na tarifa, mas na qualidade e principalmente no tempo”, afirma.

Ainda neste semestre, a prefeitura deve anunciar a implantação da nova via calma da cidade, a exemplo do que ocorreu com a Avenida Sete de Setembro. O prefeito não informou qual será a avenida, mas disse que as verbas de implantação são maiores nesse caso, em comparação com a faixa exclusiva para ônibus.

Principais Manchetes

Receba nossas notícias NO CELULAR

WhatsappTelegram

WHATSAPP: As regras de privacidade dos grupos são definidas pelo WhatsApp. Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.