• Carregando...

O Operador Nacional do Sistema (ONS) irá encaminhar ao Ministério das Minas e Energia nos próximos dias o relatório final sobre o apagão que atingiu 18 Estados brasileiros no último dia 10. O resultado oficial, porém, só deverá ser divulgado pelo ministro Edison Lobão, das Minas e Energia, provavelmente no dia 16 de dezembro, depois de o laudo ser submetido a comissões criadas para fazer uma avaliação extra e para apontar sugestões de melhoria do sistema.

Em entrevista à reportagem no último domingo (22), o diretor-geral do ONS, Hermes Chipp, afirmou que dificilmente vai sugerir obras para evitar a repetição do incidente porque isso significaria praticamente instalar "um sistema redundante". "É antieconômico", afirmou Chipp, que atribuiu a causa do blecaute a três curtos-circuitos quase simultâneos nas linhas que trazem energia de Itaipu.

A onda de calor no Sudeste, por sua vez, vem causando problemas isolados no fornecimento de energia, devido ao aumento de consumo com a ligação de aparelhos de ar condicionado. Nesta segunda-feira (23), no Rio, três bairros da zona sul ficaram às escuras no fim da tarde por causa de uma pane na rede da Light, concessionária de energia da capital fluminense. A região atingida - trechos dos bairros do Leblon, Ipanema e Lagoa - tem 12 mil clientes.

Por conta da falta de luz, o fim de tarde foi de lojas vazias e de transtorno para quem tentava voltar para casa e encontrou elevadores desativados. O trânsito também ficou caótico, porque os semáforos não funcionavam.

A Light informou que interrompeu o fornecimento de energia às 15h50 por questões de segurança. A empresa detectou um problema num dos cabos de transmissão subterrânea. De acordo com a empresa, 45 equipes trabalharam no reparo da rede. Pela manhã, um transformador da Light pegou fogo na Avenida Pedro II, em São Cristóvão, na zona norte. Até o início desta noite, a energia ainda não havia sido restabelecida no bairro.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]