Encontre matérias e conteúdos da Gazeta do Povo
Chuvas

Onze municípios do PR já decretaram estado de emergência

Balanço da Defesa Civil estadual aponta que 75 cidades já registraram danos por causa da chuva. Mais de 500 pessoas permanecem em abrigos

Já chega a 11 o número de municípios paranaenses que decretaram situação de emergência devido às chuvas que atingem o estado há nove dias. Os dados foram confirmados pela Defesa Civil do estado no boletim de acompanhamento do órgão divulgado às 18 horas desta quinta-feira (27). Além de Bituruna, Itapejara do Oeste, Dois Vizinhos, Imbituva, Irati, São João, Santa Tereza do Oeste, Sulina e Teixeira Soares, que já haviam decretado estado de emergência até o início da tarde de quinta, entraram na lista Laranjeiras do Sul e Ortigueira.

Nesta sexta-feira (28), o governador Beto Richa (PSDB) vai assinar, em Maringá, o decreto estadual de situação de emergência em municípios paranaenses atingidos pelas fortes chuvas. A decretação, segundo o governo, requer a obtenção de reconhecimento federal da situação no estado, o que vai possibilitar o acesso a recursos federais para poder investir em ações sociais e de infraestrutura nos municípios afetados.

Conforme a Defesa Civil, a quantidade de afetados pelo fenômeno no Paraná é de 78.191. No total, 75 cidades tiveram danos, com 1.013 desabrigados. Destes, 561 – cerca da metade – continuam em locais improvisados pelo poder público. Curitiba tem 258 desabrigados. Dois Vizinhos, no Sudoeste, tem 241.

O órgão revisou ainda o número de afetados em Umuarama, divulgado nesta quarta-feira (26). Diferentemente do que foi repassado, foram cinco mil atingidos e não 100 mil, como dito anteriormente pela entidade. Assim, a pior situação no Paraná é registrada em Prudentópolis, onde 18.032 foram afetados. São José dos Pinhais teve 14 mil atingidos e Irati vem em seguida, com 13.067.

Situação caótica no Paraná

A chuva dos últimos dias tem dificultado a vida dos paranaenses em várias regiões do estado. Nos Campos Gerais, 17 municípios tiveram problemas com enxurradas, alagamentos e deslizamentos. Alguma estradas nas regiões rurais ficaram inacessíveis, e alunos tiveram dificuldades para ir à escola. Em Telêmaco Borba, por exemplo, o abastecimento de água teve que ser interrompido porque a água invadiu estações de tratamento da Sanepar.

Em Ivatuba, no Norte, o Rio Ivaí transbordou e cerca de 100 casas foram atingidas. Na mesma região, a ponte entre Doutor Camargo e Cianorte foi coberta pela água. Situação idêntica foi registrada no Rio Corumbataí, onde a PR-650 foi interrompida para o tráfego entre São João do Ivaí e Godoy Moreira.

Principais Manchetes

Receba nossas notícias NO CELULAR

WhatsappTelegram

WHATSAPP: As regras de privacidade dos grupos são definidas pelo WhatsApp. Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.