
A partir desta quinta-feira (2), 11 novos pontos do Anel Viário passam a ser acompanhados em tempo real no Centro de Controle Operacional (CCO), instalado na Urbs, em Curitiba. Com as novas câmeras, o número de locais monitorados passa para 17. As imagens são vistas por agentes da Secretaria de Trânsito (Setran). O objetivo da ação é melhorar a gestão e a operação do trânsito na região, auxiliando no planejamento e agilizando intervenções no caso de acidentes e congestionamentos, por exemplo.
O Anel Viário é um sistema de tráfego que passa por oito bairros - Rebouças, Alto da XV, Alto da Glória, Centro Cívico, Bom Retiro, Mercês, Batel e Água Verde. Com 25 quilômetros de rua, permite o deslocamento entre as regiões sem passar pelo centro da cidade, desafogando o trânsito nas ruas centrais.
Além das imagens do tráfego no Anel Viário, as câmeras permitem monitorar os ônibus do transporte coletivo. Assim, é possível saber a localização de cada veículo, se está no horário, se parou nos pontos corretos etc.
No total, serão instaladas 21 câmeras de monitoramento e 14 painéis de mensagens.
Confira no mapa os pontos monitorados:



