• Carregando...

Em uma semana de ações de combate ao contrabando, ao narcotráfico e aos crimes ambientais nas fronteiras do Sul do país, o Exército apreendeu mais de 6 toneladas de drogas e R$ 40 mil em notas falsas. Também foram retirados de circulação, 11,7 quilos de explosivos, 24 armas, quase 500 cartuchos de munições de vários calibres, cinco embarcações e 49 veículos.

As apreensões foram feitas por homens da Operação Ágata 5, de iniciativa dos ministérios da Defesa e da Justiça e faz parte do Plano Estratégico de Fronteira lançado há pouco mais de um ano pelo governo federal. O reforço deve ser mantido por mais duas semanas.

No Paraná, as tropas estão divididas entre Foz do Iguaçu, Santa Helena e Guaíra, no Oeste do estado, e Francisco Beltrão, no Sudoeste, para o patrulhamento de 370 quilômetros de fronteira com o Paraguai e a Argentina. Os 1,2 mil militares atuam 24 horas por dia no monitoramento do Lago de Itaipu, do Rio Paraná – com o auxílio da Marinha -, das rodovias e de estradas vicinais constantemente usadas para o escoamento das mercadorias e entorpecentes que entram no país por esta região.

De acordo com o comando da operação, as abordagens e buscas autorizadas pela Justiça estão sendo feitas com base em denúncias e levantamentos da Seção de Inteligência do Exército. Em Foz do Iguaçu, estão sendo feitas varreduras em áreas consideradas críticas como as margens do Rio Paraná, próximas à Ponte Internacional da Amizade, onde são instalados portos e depósitos clandestinos. Um helicóptero equipado com tecnologia infravermelha auxilia no reconhecimento das áreas e no controle das ações.

Beira Rio

Uma das barreiras volantes está montada na Avenida Beira Rio, via que deve fazer parte do Projeto Beira Foz para a instalação de um parque linear que servirá como uma espécie de barreira às quadrilhas que dominam a barranca do Rio Paraná. Em reunião na fronteira no início do mês, o Ministro da Justiça, José Eduardo Cardozo, anunciou que ainda este ano o projeto começará a sair do papel. Estão previstos a relocação de moradores ribeirinhos e a revitalização da área com a instalação de ciclovias, parques e restaurantes.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]