
A Secretaria de Meio Ambiente de São José dos Pinhais, região Metropolitana de Curitiba, realizou nesta terça-feira (13), em parceria com a Guarda Municipal e Força Verde, mais uma operação para coibir o despejo irregular de lixo em áreas de mananciais do município. Três áreas foram vistoriadas e pelo menos um caminhão foi advertido. O veículo possuía autuações anteriores por despejo de substância em via pública e nesta terça-feira transportava uma caçamba com material reciclado, colchões e cadeiras velhas.
Segundo o motorista, os colchões seriam doados. A equipe responsável pela operação acompanhou a entrega da suposta doação para garantir que os resíduos não seriam destinados irregularmente.
A ação desta terça-feira foi a segunda do ano. Em maio passado, foram apreendidos e autuados sete caminhões de três empresas de Curitiba que jogavam caliça num terreno no mesmo bairro. No local, os fiscais encontraram lixo orgânico, material reciclável e até lixo hospitalar. A empresa proprietária da área foi multada e o aterro embargado pelo Instituto Ambiental do Paraná. Como o despejo irregular continuou a multa foi triplicada. Nesta terça-feira, duas caçambas com lixo estavam no mesmo local, mas de acordo com os moradores da região, a empresa estaria agora limpando o terreno.
Segundo a secretaria municipal de Meio Ambiente, Edilaine Vieira da Silva, as operações devem continuar em outras áreas mapeadas pela prefeitura através de geoprocessamento. De acordo com o coordenador da Defesa Civil do município, Márcio José Pereira, as áreas que recebem os resíduos são áreas de ocupação irregular e frequentemente acabam alagadas quando chove. "Esses lugares são os primeiros a serem atingidos pelas enchentes", conta.
O próximo passo da operação que envolve governos municipal e estadual é identificar as empresas que contrataram o serviço das transportadoras responsável pelo despejo. O Plano Nacional de Resíduos Sólidos, aprovado semana passada, impõe regras para o manejo de lixo e resíduos em geral, com a previsão de penalidades para empresas e cidadãos que não respeitarem o correto descarte de materiais de lixo. As penalidades são especificadas na Lei dos Crimes Ambientais. O texto determina que as empresas sejam responsáveis por estruturar e implementar uma rede de coleta, reaproveitamento ou destinação final de produtos descartados pelos consumidores.



