
Londrina - Em operação estadual iniciada na tarde da última quarta-feira e que se prolongou até a manhã de ontem, o Departamento de Investigações sobre Narcóticos (Denarc) prendeu 19 acusados de integrar quadrilha de traficantes no Paraná. A rede estendia-se de Foz do Iguaçu, no Oeste do estado, a Santo Antônio da Platina, no Norte Pioneiro, num circuito de 700 quilômetros e movimentava R$ 200 mil por semana. Na operação, foram apreendidos 40 quilos de drogas, cinco armas, mais de 20 veículos, dezenas de celulares e uma pequena quantia em dinheiro.
O foco da operação era Paulo Aurélio Melo Almeida, apontado como cabeça do grupo. Morador de Cambé, ele recebia a droga vinda de Foz do Iguaçu e distribuía para Cambé, Londrina e outras cidades da região. Segundo o delegado do Denarc em Londrina, Michael Rocha de França Araújo, Almeida seria o gerente regional da quadrilha, responsável pelo recebimento e repasse da droga. "Ele recebia volumosas cargas de drogas de Foz do Iguaçu", disse o delegado.
Quem fornecia a droga a Almeida, conforme o delegado do Denarc, seriam Marcelo Luiz Tavares, Heliton Borges Machado e Fábio Roberto Ruiz, de Arapongas, que também foram presos. Os outros 15 detidos são: Rosângela Lopes, de Cambé; Anderson Aparecido Cardoso, Elisângela Francisca do Nascimento, Jhone dos Santos Pires e Fernando Henrique Barboza dos Santos, de Londrina; Alessandro Timóteo da Silva, Jennifer Takano, Maikon Luís Pereira Feitosa, Gesse dos Santos, Doraci Barbosa Fortes e Antônio Jerônimo dos Santos, de Arapongas, Cassiana Vivian, de Santo Antônio da Platina; Djalma Fidêncio da Silva Júnior e Anderson de Souza, de Cornélio Procópio; e Douglas Aparecido da Silva, de Ribeirão do Pinhal.
A quadrilha vinha atuando há mais de um ano, mas as investigações que culminaram com a Operação Nova Dantzig foram iniciadas em 23 de julho passado pelo delegado Valdir Abrahão, de Cambé. Durante as investigações, a polícia descobriu que a quadrilha planejava o resgate de presos em Cambé.
A ação de ontem envolveu 110 policiais do Denarc do Estado e também de outros policiais civis e da Polícia Militar. Os mandados de prisão foram expedidos pela Justiça de Cambé. Os 19 presos foram levados a Londrina e serão encaminhados à Penitenciária Estadual e à Casa de Custódia. As quatro mulheres serão detidas no 3º Distrito Policial.
"O Paraná não tem grandes redes de tráfico", afirmou o delegado-chefe do Denarc do Paraná, Sérgio Inácio Sirino, que coordenou a operação de Londrina. "A Polícia trabalha sob duas perspectivas os pequenos traficantes que incomodam muito e as redes de distribuição médias."



