Encontre matérias e conteúdos da Gazeta do Povo
Drogas

Operação do Denarc prende 19 por tráfico

Área de atuação da quadrilha se estendia do Oeste paranaense ao Norte Pioneiro, passando pela região de Londrina, no Norte do estado

Policiais do Denarc apresentam material apreendido com os acusados que foram presos na operação | Roberto Custódio/Jornal de Londrina
Policiais do Denarc apresentam material apreendido com os acusados que foram presos na operação (Foto: Roberto Custódio/Jornal de Londrina)

Londrina - Em operação estadual iniciada na tarde da última quarta-feira e que se prolongou até a manhã de ontem, o Departamento de Investigações sobre Narcóticos (Denarc) prendeu 19 acusados de integrar quadrilha de traficantes no Paraná. A rede estendia-se de Foz do Iguaçu, no Oeste do estado, a Santo Antônio da Platina, no Norte Pioneiro, num circuito de 700 quilômetros e movimentava R$ 200 mil por semana. Na operação, foram apreendidos 40 quilos de drogas, cinco armas, mais de 20 veículos, dezenas de celulares e uma pequena quantia em dinheiro.

O foco da operação era Paulo Aurélio Melo Almeida, apontado como cabeça do grupo. Morador de Cambé, ele recebia a droga vinda de Foz do Iguaçu e distribuía para Cambé, Londrina e outras cidades da região. Segundo o delegado do Denarc em Londrina, Michael Rocha de França Araújo, Almeida seria o gerente regional da quadrilha, responsável pelo recebimento e repasse da droga. "Ele recebia volumosas cargas de drogas de Foz do Iguaçu", disse o delegado.

Quem fornecia a droga a Almeida, conforme o delegado do Denarc, seriam Marcelo Luiz Tavares, Heliton Borges Machado e Fábio Roberto Ruiz, de Arapongas, que também foram presos. Os outros 15 detidos são: Rosângela Lopes, de Cambé; Anderson Aparecido Cardoso, Elisângela Francisca do Nascimento, Jhone dos Santos Pires e Fernando Henrique Barboza dos Santos, de Londrina; Alessandro Timóteo da Silva, Jennifer Takano, Maikon Luís Pereira Feitosa, Gesse dos Santos, Doraci Barbosa Fortes e Antônio Jerônimo dos Santos, de Arapongas, Cassiana Vivian, de Santo Antônio da Platina; Djalma Fidêncio da Silva Júnior e Anderson de Souza, de Cornélio Procópio; e Douglas Aparecido da Silva, de Ribeirão do Pinhal.

A quadrilha vinha atuando há mais de um ano, mas as investigações que culminaram com a Operação Nova Dantzig foram iniciadas em 23 de julho passado pelo delegado Valdir Abrahão, de Cambé. Durante as investigações, a polícia descobriu que a quadrilha planejava o resgate de presos em Cambé.

A ação de ontem envolveu 110 policiais do Denarc do Estado e também de outros policiais civis e da Polícia Militar. Os mandados de prisão foram expedidos pela Justiça de Cambé. Os 19 presos foram levados a Londrina e serão encaminhados à Penitenciária Estadual e à Casa de Custódia. As quatro mulheres serão detidas no 3º Distrito Policial.

"O Paraná não tem grandes redes de tráfico", afirmou o delegado-chefe do Denarc do Paraná, Sérgio Inácio Sirino, que coordenou a operação de Londrina. "A Polícia trabalha sob duas perspectivas – os pequenos traficantes que incomodam muito e as redes de distribuição médias."

Principais Manchetes

Receba nossas notícias NO CELULAR

WhatsappTelegram

WHATSAPP: As regras de privacidade dos grupos são definidas pelo WhatsApp. Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.