Cerca de 10 mil integrantes das Forças Armadas e de órgãos de segurança e fiscalização deram início na manhã desta segunda-feira (6) à Operação Ágata 5. Comandada pelo Exército, a ação conjunta de reforço no patrulhamento envolve quase 4 mil quilômetros de fronteira entre o Chuí (RS) e Acorizal (MS). No Paraná, perto de mil soldados estão instalados em pontos estratégicos desde Guaíra, no oeste do Estado, até Barracão, no sudoeste.
A iniciativa dos ministérios da Defesa e da Justiça faz parte do Plano Estratégico de Fronteira e tem como objetivo combater ilícitos transnacionais como contrabando, narcotráfico e crimes ambientais nas regiões limítrofes com a Bolívia, Paraguai, Argentina e Uruguai. Além do trabalho de repressão e controle, serão desenvolvidas atividades cívico-sociais com a população local.
Neste primeiro dia de operação, na região de Foz, as barreiras estão instaladas na Ponte da Amizade - principal ligação entre o Brasil e o Paraguai -, na Avenida Beira Rio, no Jardim Jupira às margens do Rio Paraná e no posto de fiscalização da Receita Federal na BR-277, em Medianeira. Segundo o comandante do 34º Batalhão de Infantaria Motorizada, tenente-coronel Cezar de Oliveira Mendes, as tropas que permanecerão mobilizadas por até três semanas.



