Encontre matérias e conteúdos da Gazeta do Povo
Tráfico

Operação faz aumentar a superlotação

As 279 prisões divulgadas pela Polícia Civil na operação "Paraná Contra as Drogas", realizada na segunda-feira, ajudaram a superlotar ainda mais os presídios e delegacias do estado. A julgar pelos nú­­meros informados pela Polícia Civil, em apenas um dia foram encarcerados presos suficientes para encher uma vez e meia o presídio Hilde­brando de Souza, em Ponta Grossa. O "Casão", como é chamado pelos presos, teria espaço para 172 pessoas, mas abriga cerca de 500. No total, 1.180 policiais cumpriram 566 mandados de prisão, busca e apreensão.

Aqueles que não foram presos em flagrante cumprirão prisão temporária de até 30 dias, conforme os mandados, e responderão a inquéritos nas delegacias de suas cidades. A Secretaria de Estado da Segurança Pública não realizou a análise dos dados obtidos nas operações e não soube informar as cidades de cada um dos detidos.

Em cidades como Umua­rama, onde o presídio local já enfrentava o problema de superlotação, dez novos presos foram alocados. Um adolescente detido foi enviado para o Centro de Socioeducação (Cense). O resultado soma as prisões em flagrante e também os resultados dos cinco mandados de prisão e 19 de busca e apreensão cumpridos na cidade.

Segundo o chefe do Grupo de Operações Especiais em Umuarama, Milton Carlos Cinque, o resultado "foi acima da expectativa". Sobre a superlotação da cadeia, na qual estão presas 220 pessoas onde deveriam estar apenas 65, ele afirma que "o bem proporcionado compensa a superlotação. O fato de tirar o traficante da rua é mais importante do que isso", argumenta.

A 13.ª Subdivisão Policial, que cobre a região dos Campos Gerais, cumpriu 57 mandados de prisão e de busca e apreensão em 18 cidades. Na operação estiveram envolvidos 65 policiais, que efetuaram 19 prisões. Os mandados cumpridos são relativos a investigações realizadas há cerca de 3 meses na região. Entre os presos estão traficantes, receptadores de produtos furtados e também autores de roubos que têm como fim o uso ou tráfico de entorpecentes. Na 15.ª SDP, em Cascavel, foram presos 10 suspeitos, além de 3 adolescentes. Sete deles foram detidos na cidade, sendo outros dois em Mate­lândia e um em Corbélia. Fo­­ram apreendidos 47 Kg de maconha e duas armas. Em Londrina foram 24 detidos e outros 10 na região metro­politana de Curitiba. A Polícia Civil não divulgou onde foram as outras prisões.

Principais Manchetes

Receba nossas notícias NO CELULAR

WhatsappTelegram

WHATSAPP: As regras de privacidade dos grupos são definidas pelo WhatsApp. Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.