Mais doze integrantes de quadrilhas especializadas em roubo de carros e tráfico de drogas foram presas na tarde de ontem na Grande Curitiba. Dos 29 acusados, 26 já foram presos. As investigações da Operação Contramão, coordenadas em um trabalho conjunto de policiais da Divisão de Narcóticos (Dinarc) e do Centro de Operações Policiais Especiais (Cope), devem continuar na região de Foz do Iguaçu. Com os envolvidos foram apreendidos equipamentos para falsificação de chassis, documentos de veículos em branco, diversos documentos de veículos com indício de adulteração, dois carros, um revólver calibre 38, celulares e três motos. Pelo menos dez veículos roubados já foram recuperados.
A Dinarc e o Cope vinham trabalhando juntos há seis meses no caso. Segundo o delegado do Cope, Miguel Stadler, a quadrilha roubava carros, adulterava os números do chassi, placas e vidros e o levavam para o Paraguai ou Campo Grande (MS) como pagamento de drogas. "O carro muitas vezes voltava recheado com drogas que eram comercializadas em Curitiba e região metropolitana", comenta Stadler.
Camuflado
Há cerca de dois meses, policiais da Dinarc e do Cope apreenderam um Gol na região de Londrina. Na bateria do carro havia cerca de dois quilos de crack escondidos. No total, foram retirados de circulação cerca de de 200 quilos de entorpecentes.
Por tráfico de drogas, foram presos Aílton José Braz, José Reinaldo Gerônimo, Luiz Marcelo Schempz e Carlos André da Conceição. Sob a acusação de crimes de roubo, receptação, furto e porte ilegal de arma, foram detidos Fernando Silveira da Silva, João Nassa Kumer, Elias Pires Garcia, Cristiano Fagundes, Dirceu Carvalho da Fonseca e Paulo Sérgio Faria. No início de novembro, foram pegos em flagrante, em Araucária, por receptação, adulteração de documento público e formação de quadrilha, Orlando Figura, Diego Figura, Adair Schaurich e Giane Gregor Soster. Também estão presos Hélio Gogola, Elisângela Fátima de Lima, David Pires Júnior, Edmundo Petrich Júnior, Jair Narciso Ronsani, Claudecir José Pielak, Alecsander da Graça Santos, Plínio de Oliveira Almeida, Ana Cláudia Ribas, Daniel Henrique de Andrade, Márcio Rogério Pigaiani e Ricardo Vieira Zaze. A polícia ainda procura por João Fernando Moreira Mattos, Laureci Pielak e Sandro Peres.



