As apresentações da Orquestra à Base de Sopro e do carioca Emilio Santiago deram a largada à maratona da Virada Cultural em Maringá. Primeiro, a orquestra subiu ao Palco Conexões, instalada ao lado na praça ao lado da Prefeitura, por volta do meio-dia deste sábado (10). Cerca de 20 minutos depois, Santiago apareceu e cantou ao lado da orquestra. Centenas de pessoas acompanhavam os shows por volta das 12h25.
Esta é a primeira vez que um evento do gênero é realizado no interior do Paraná. Além de Maringá, a programação ocorre simultaneamente em Campo Mourão, Cianorte, Curitiba e Foz do Iguaçu. Em Cianorte, as apresentações começam a partir das 15 horas, com show de Brasileirão e Quarteto em Cy na Praça João 23. Já em Campo Mourão, a virada tem início às 14 horas, com a Banda Municipal e a Orquestra Paranaense de Viola Caipira.
Programação de sábado
Após os shows de abertura em Maringá, o Palco Conexões receberá outras sete atrações, entre espetáculos de teatro e shows musicais. Às 13h15, o Espaço Sou Arte, de Campo Mourão, apresenta Cinema in Palco. Na sequência, às 15 horas, é a vez da Orquestra Sonarte, de Foz do Iguaçu, seguida pelo grupo Rosa dos Ventos, que encena o circo teatro Saltimbembe Mambembancos.
No período da noite, o grupo maringaense Novo Trio se apresenta às 18 horas. O Núcleo Ás de Paus, de Londrina encena a peça A Pereira da Tia Miséria a partir das 19h15. Os londrinenses do Terra Celta levam a música medieval ao público às 21 horas. A programação no Palco Conexões será encerrada com show dos curitibanos do Hillbilly Rawhide. Durante todo o dia, o local também terá uma feira de artesanato.
Maratona de filmes
Para fechar a noite, o Auditório Hélio Moreira, na Prefeitura, recebe a Virada Cinematográfica, com a exibição de quatro filmes. A primeira sessão começa às 22 horas, com Psicose, clássico do suspense de Alfred Hitchcock. A partir da meia-noite, será a vez do drama O Que Terá Acontecido à Baby Jane?. A programação será encerrada com o suspense de guerra Essential Killing às 2h30 e o erótico A Mulher e... La Bête às 4 horas.
Sandra de Sá encerra a programação no domingo
No domingo (11), a Virada Cultural começa a partir das 10 horas, com a feira de artesanato na praça ao lado da Prefeitura. Ao meio-dia, o Palco Conexões recebe a apresentação da Orquestra Paranaense de Viola Caipira. Às 13h15, o Espaço Sou Arte retornam com A Paixão de Coió. Fechando a tarde, a carioca Sandra de Sá faz seu show a partir das 15 horas.
Programação da Virada Cultural Paraná em Maringá
10 de novembro
Palco Conexões
12 horas Orquestra à Base de Sopro de Curitiba e Emilio Santiago
13h15 Cinema in Palco
15 horas Orquestra Sonarte
16h15 Saltimbembe Mambembancos
18 horas Novo Trio
19h15 A Pereira da Tia Miséria
21 horas Terra Celta
22h30 Hillbilly Rawhide
Auditório Hélio Moreira Virada Cinematográfica
22 horas Psicose
Meia-noite O Que Terá Acontecido à Baby Jane?
2h30 Essential Killing
4 horas A Mulher e... La Bête
11 de novembro
Palco Conexões
12 horas Orquestra Paranaense de Viola Caipira
13h15 A Paixão de Coió
15 horas Sandra de Sá



