Encontre matérias e conteúdos da Gazeta do Povo
Saúde

Pacientes em PG reclamam da demora do atendimento devido a "sono" de médico

O médico teria sido visto dormindo ao dobrar um plantão, trabalhando 24 horas seguidas, no Hospital da Criança de Ponta Grossa

Um vídeo divulgado num site de compartilhamento mostra pais de crianças reclamando da demora no atendimento no Hospital Infantil Prefeito João Vargas de Oliveira, em Ponta Grossa , região dos Campos Gerais, no começo da madrugada de segunda-feira (1º). Segundo testemunhas, o único médico que do plantão de atendimento ao público foi encontrado dormindo por um dos pais que aguardavam consulta. O secretário municipal de Saúde da cidade, Erildo Müller, explica que o médico estava dobrando o plantão, que é de 12 horas, ou seja, estava trabalhando 24 horas seguidas.

"Ele poderia sair às 19h00 [de domingo, 31], mas o médico que assumiria o plantão em seguida não pôde ir devido a um problema de saúde. Então o médico [que teria dormido] dobrou o plantão para que não tivéssemos que fechar as portas do hospital", explica. Ele sustenta que a situação foi pontual e que a equipe do Hospital da Criança está completa.

"Logo que a secretaria foi comunicada que o próximo plantonista teria que se ausentar, nós entramos em contato com todos os médicos que poderiam fazer o plantão [das 19h00 de domingo até as 07h00 de segunda-feira], mas nenhum deles podia, já que trabalham em outros locais. Isso é um reflexo da falta de pediatras que temos na cidade. O médico em questão, por exemplo, é clínico geral, mas atende no Hospital da Criança porque o número de pediatras, inclusive na rede privada, é insuficiente na cidade inteira", afirma Erildo.

O secretário informa que já foi aberta uma sindicância interna para apurar o caso. "Se a denúncia for comprovada, a punição pode ir de uma advertência até a exoneração do médico. De qualquer forma, a Secretaria não recebeu nenhuma reclamação formal sobre o ocorrido", aponta.

Principais Manchetes

Receba nossas notícias NO CELULAR

WhatsappTelegram

WHATSAPP: As regras de privacidade dos grupos são definidas pelo WhatsApp. Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.