
O maior pão do mundo em peso pode ser curitibano. Ontem, no dia mundial de quebra de recordes, o Sindicato da Indústria de Panificação e Confeitaria no Estado do Paraná produziu um pão com 1,5 mil quilos que pode entrar no Guinness Book. Até agora, o maior é um de 1,1 mil quilos, feito na Polônia, em 2001. Cerca de 30 pessoas participaram da produção da iguaria, que começou às 8h20 e terminou pouco depois das 15 horas, quando saiu do forno. Parte do pão foi distribuído entre os que acompanhavam a façanha. O restante foi doado à instituição Pequeno Cotolengo.
A massa da guloseima, de 550 metros de cumprimento, foi acomodada em ziguezague, numa forma gigante. A quantidade de ingredientes equivale a 33 mil pães franceses. Essa é a terceira tentativa de recorde e a produção será avaliada antes do resultado final. Para conferir o recorde, o pão foi cortado em pedaços, que foram pesados um a um. A equipe responsável fez registros que serão encaminhados à equipe do Guiness. O resultado final sai em pouco mais de dois meses.
Segundo o presidente do sindicato, Joaquim Cancela Gonçalves, a idéia é estimular o aumento do consumo do pão e valorizar o profissional. "Só matar a curiosidade de algumas crianças é uma forma de valorizar e incentivar as pessoas a comerem pão".
A representante do Guinness no Brasil, Diana Baptista, acompanhou todo o processo junto com o Instituto de Pesos e Medidas. A maior preocupação dos organizadores era conseguir colocá-lo dentro do forno sem quebrar, para não desclassificá-lo.



