
O padre Gabriel Figura, da Igreja Nossa Senhora das Dores, conhecida como igreja dos Passarinhos, no Bigorrilho, em Curitiba, anunciou ontem ter desistido de uma idéia polêmica: utilizar uma mula na festa da paróquia. A intenção do padre era fazer com que a mula "Bela Vista" entrasse na igreja durante a procissão que seria realizada hoje pela manhã, em homenagem à padroeira, Nossa Senhora das Dores. Com a desaprovação de fiéis e da Igreja, o padre diz que teve de mudar de idéia, alegando ter recebido ordens de seus superiores.
Depois de ter avisado de sua idéia, o padre começou a ser questionado. Primeiro, em razão das pressões, resolveu que a mula participaria apenas da procissão, mas não entraria na igreja. O animal, entretanto, acabou sendo proibido de participar de toda a procissão, segundo padre Gabriel. Para evitar mais polêmica e confusão, o padre resolveu suspender qualquer evento relacionado com o animal. Hoje, na programação da paróquia, há só missas, sem mula.
"Minha intenção era evangelizar com uma mula, que é uma figura bíblica. A idéia era fazer algo bonito, mas meu pedido não foi atendido. Tiveram dificuldade de entender. Enxergaram maldade no meu desejo. Causou um mal-estar eclesiástico", diz padre Gabriel.
O pároco pediu desculpas publicamente, mas disse não entender a polêmica. "Não estou entendendo o que aconteceu, mas tenho que respeitar os órgãos. Agora, estou me retratando, pedindo publicamente perdão, porque acabei escandalizando. Não tive intenção de ofender o sentimento religioso de ninguém", afirma.
A Cúria Metropolitana de Curitiba foi procurada ontem pela manhã pela reportagem para comentar o caso, mas não foi possível localizar ninguém. A mula "Bela Vista" foi dada como presente ao padre Gabriel em seu aniversário, no dia 29 de agosto, e estava instalada no jardim da igreja, num estábulo improvisado. Ontem, ela foi levada à chácara do padre, em Quitandinha, na região metropolitana.



