O padre Gustavo Henrique Pereira Filho, capelão do Palácio Iguaçu, morreu na noite de quarta-feira (19), no Hospital do Cajuru, em Curitiba, vítima de insuficiência respiratória. Seu corpo foi velado na Igreja do Rosário, na Praça Garibaldi, e o enterro ocorreu às 16 horas desta quinta-feira (20), no Cemitério Parque Iguaçu. As informações são da Agência Estadual de Notícias (AEN).
Padre Gustavo, conhecido como o "padre dos três poderes", tinha 95 anos e estava havia 35 anos em Curitiba. Nascido em Santa Maria (RS) e filho de portugueses, padre Gustavo era o único homem numa família de cinco filhos. Mesmo revelando uma forte vocação para o sacerdócio desde a infância, foi forçado pelo pai a cursar Medicina, profissão que abandonaria após a morte dele. Foi quando sentiu livre para seguir o caminho de sua vocação.
Na década de 60, atuou junto aos estudantes da Universidade Federal do Paraná (UFPR), onde os liderou em muitas manifestações por direitos políticos e pela participação mais ampla e democrática deles na discussão dos rumos da universidade.
Padre Gustavo acumulava a função de capelão do Palácio Iguaçu, da Assembléia Legislativa e do Tribunal de Justiça.



