Pais que precisam garantir a vaga dos filhos em creches de Paranavaí, no Noroeste do Paraná, estão dormindo em frente aos locais de ensino desde o último final de semana. Em muitos casos as próprias crianças precisam ficar acampadas porque as famílias não têm parentes para deixarem os filhos.
A aventura ainda não está próxima do fim. Entre as três creches de Paranavaí, duas só vão começar as matrículas na quinta-feira (6). A outra, feita para as crianças de berçário, abriu as vagas nesta terça-feira (4). Ao todo, serão 293 novas vagas e os alunos já matriculados não correm o risco de perder as vagas.
A secretária da Educação, Aparecida Gonçalves, explicou que não existe outra forma para contornar a situação. "As filas não são estimuladas pela secretaria, os pais deveriam ir no dia da rematrícula. É uma atitude voluntária que não temos como proibir", declarou.
Segundo o último cálculo feito pela secretaria da Educação, o déficit de falta de vagas era de 370 crianças. "Já fizemos ampliações, mas não é o suficiente", disse Aparecida. Ela afirmou que a situação deve ser regularizada com a construção de mais duas creches no ano que vem.
"Duas serão inauguradas até julho, com mais 270 vagas. As outras serão duas supercreches, que ficarão prontas em dezembro de 2013 e oferecerão mais 300 vagas", confirmou. "Com as construções pretendemos zerar esse déficit."



