• Carregando...

Atualizado em 29/11/2006, às 11h20

Dezenas de pais passaram a noite desta terça-feira e madrugada de quarta-feira na fila para garantir uma vaga para seus filhos em uma creche de São José dos Pinhais, região metropolitana de Curitiba. Segundo o telejornal Bom Dia Paraná, quase 60 pessoas ficaram na fila, desde as 12 horas de terça.

A creche é a única pública do bairro e atende crianças de 0 a 6 anos. Os pais enfrentaram a noite chuvosa com barracas, colchões e cobertores para espantar o frio.

"Acho que tinha que ter um horário certo para a gente vir, ou falar quantas vagas tem", afirmou Angelita de Souza, que aguardava para conseguir uma matrícula. A creche abriu no início da manhã desta quarta, só então os pais souberam quantas vagas a creche oferecia.

Segundo o secretário de educação do município, Imar Augusto, houve filas em duas, das 30 creches existentes em São José dos Pinhais. "Todos que estavam na fila foram atendidos, não sei se todos conseguiram vagas", afirmou Imar.

O secretário afirmou que as pessoas quiseram se antecipar e não precisavam ter passado a noite nas filas. "Oferecemos vagas durante dez meses por ano. De fevereiro a novembro são oferecidas vagas nas creches. Fazemos isso em respeito ao cidadadão, toda última quarta-feira do mês, neste período de fevereiro a novembro, são oferecidas vagas", explicou.

As tranferências e desistências são apontadas pelo secretário como as razões para o oferecimento de vagas durante o ano. "Em 2007 vamos construir mais duas creches, mas nunca vamos atingir 100% da demanda. As pessoas que não conseguiram vagas hoje podem vir na última quarta-feira de fevereiro que terão outras ofertas."

Segundo o secretário, funcionários das creches colocam um cartaz, nas últimas quartas-feira do mês, às 7 horas indicando se vagas ou não e quantas são. "Todos os pais que ficaram na fila foram instruídos, mas foi uma decisão deles chegar mais cedo", definiu Imar Augusto.

Veja alguns depoimentos dos pais indignados

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]