• Carregando...

O ex-secretário de fazenda de Maringá, Luiz Antonio Paolicchi, e o ex-prefeito, Jairo Gianotto, conseguiram habeas-corpus nesta terça-feira (7). A medida foi tomada pelo desembargador do 4º Tribunal Regional Federal de Porto Alegre, Luiz Fernando Wowk Penteado.

Gianoto foi condenado a 14 anos em regime fechado. Em 2003, o ex-prefeito perdeu os direitos políticos e foi obrigado a devolver mais de R$ 3 milhões para a prefeitura. No dia 3 de fevereiro, a Justiça de Maringá ordenou que ele e Paolicchi fossem presos. Por motivos de saúde, Gianoto está internado no Hospital Maringá, onde passou por uma cirurgia.

Condenado a 12 anos, Paolicchi não se apresentou à polícia após ter tido a prisão preventiva decretada. O ex-secretário, que já esteve preso, estava sob regime semi-aberto, tendo que se apresentar diariamente em casa antes do anoitecer. Ele saiu da prisão, por já ter cumprido um terço da pena e pelo bom comportamento, em abril do ano passado após cumprir quatro anos de prisão. Na oportunidade os advogados do ex-secretário conseguiram ainda reduzir a pena de 11 para oito anos.

Os dois foram condenados por desvio de R$ 1,8 milhão dos cofres públicos para o pagamento de despesas pessoais e aquisição de bens duráveis e móveis, no período de 1998 e 2000. Também pesam sobre eles as acusações de sonegação fiscal e formação de quadrilha. Outros envolvidos

Além do ex-prefeito e do ex-secretário, a esposa do ex-prefeito, Neusa Gianoto, um empresário que vendeu um avião para Gianoto e dois funcionários da Secretaria Municipal da Fazenda também foram condenados, mas não foram presos.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]