O papa Francisco nomeou o libanês Joseph Gébara como novo bispo auxiliar da eparquia greco-melquita de Nossa Senhora do Paraíso de São Paulo, no Brasil, informou nesta quinta-feira (31) a Santa Sé em comunicado.
Joseph (Amatour, 1965), que era até o momento pároco da igreja Nossa Senhora do Livramento em Hadath (Líbano), agora vai ocupar esta eparquia, subdivisão eclesiástica para religiões próximas das Igrejas Orientais Católicas ou Ortodoxas, que corresponde ao conceito de diocese.
Mestre em Teologia pelo Instituto Católico de Paris e doutor em História das Religiões e Antropologia Religiosa pela Universidade parisiense de Sorbonne, o novo bispo auxiliar de Nossa Senhora do Paraíso foi ordenado sacerdote em 1993.
Após estudar na França, retornou ao Líbano em 2003, quando foi nomeado pároco da igreja Nossa Senhora do Livramento, e posteriormente ocupou o cargo de decano da terceira circunscrição da Arquieparquia (arquidiocese) de Beirute (2006-2011).
Joseph, além de falar árabe e francês e ter conhecimentos de línguas clássicas, foi diretor este ano do Instituto de Estudos Islâmico-Cristãos da Universidade São José de Beirute, um dos vários centros em que lecionou no Líbano.



