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Estradas

Para Dnit, BR-163 é o pior trecho em recuperação no PR

Curitiba e interior – O trecho de 63,3 quilômetros da BR-163, rodovia que liga Marechal Cândido Rondon a Guaíra, no Oeste do Paraná, é considerado o pior entre os que estão sendo recuperados no Paraná. A afirmação é do coordenador do Departamento Nacional de Infra-Estrutura Terrestre (Dnit) no Paraná, Davi Gouveia. Segundo ele, ontem foram concluídos 25% dos reparos do pavimento neste segmento. "Queremos recuperar a trafegabilidade em todas as obras no estado antes do Carnaval", afirmou.

O órgão informou ainda que 16,2% dos 713 quilômetros do programa foram recuperados no Paraná desde o início da operação tapa-buraco do governo federal que começou no último dia 9 de janeiro, para o qual foram destinados R$ 20,5 milhões. "Devemos terminar os principais ajustes no prazo de 45 dias anunciado no lançamento do programa", informou.

De acordo com Gouveia, o dinheiro é pouco, mas suficiente para ganhar o tempo necessário para as próximas etapas das obras. "Quarta-feira (amanhã) teremos uma reunião em Brasília para avaliar o andamento e o resultado das obras e também para conseguir mais recursos. Esperamos que, com os valores empenhados no estado, o volume possa chegar a R$ 31 milhões", ponderou.

Operação

Fora o trabalho de tapa-buracos, as obras incluem ajustes no sistema de drenagem em trechos onde são comuns as inundações, reformas na sinalização, roçado e limpeza da pista. "Não adianta apenas recuperar o pavimento, só o conjunto de ações contribuirá para a segurança do motorista", afirmou. As obras, porém, não incluem a recuperação do acostamento, que já deixou de existir em muitos trechos, uma das reivindicações que devem ser levadas para Brasília.

A obra mais demorada deve ser a construção da Ponte Manoel Ribas, sobre o Rio Iguaçu, na BR-466, no Sul do estado. "Os técnicos já estão no local fazendo sondagens para o início da construção, que deverá demorar no mínimo seis meses", disse.

Na BR-487 entre Campo Mourão e o Rio Muquilão, em Iretama, já foram retiradas a capa asfáltica e a sub-base do asfalto contaminado em 500 metros quadrados de pista. Na BR-272, uma das mais movimentadas do Noroeste do Paraná, ligando a região ao Oeste do estado, ao Mato Grosso do Sul e ao Paraguai, a pista de rolamento está praticamente recuperada.

O governo federal é responsável por cerca de 1900 quilômetros de estradas no Paraná. Além da operação tapa-buraco, o Dnit prevê terminar entre março e abril, em virtude de determinação do juiz federal de Umuarama, Luiz Carlos Canalli, as obras da Ponte do Piquiri, na BR 272, um investimento de R$ 7,8 milhões.

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