Encontre matérias e conteúdos da Gazeta do Povo
PROCESSO SELETIVO

Para não perder o prazo do vestibular

Prédio da Unespar em Paranavaí: instituição terá 50% das vagas preenchidas pelo Sisu | Paulo Matias/Gazeta do Povo
Prédio da Unespar em Paranavaí: instituição terá 50% das vagas preenchidas pelo Sisu (Foto: Paulo Matias/Gazeta do Povo)

Apesar de boa parte das instituições de ensino superior do Paraná já ter encerrado as inscrições para o vestibular, ainda dá tempo de concorrer a uma vaga em um curso de graduação. A Universidade Estadual do Norte do Paraná(UENP), por exemplo, encerra o prazo de inscrições neste domingo.O Centro Universitário Cesu­mar (UniCesumar), em Ma­ringá, a Universidade Es­tadual do Paraná (Unespar) e a Universidade Estadual do Centro-Oeste (Unicentro), por sua vez, encerram as inscrições na segunda.

Nos próximos dias, terminam os prazos em outras instituições de ensino do estado. Na Unespar, 50% das vagas serão preenchidas pelo vestibular e 50% pelo Sistema de Seleção Unificada (Sisu). São 67 cursos de graduação em sete câmpus: Apucarana, Campo Mourão, Curitiba I e II, Paranaguá, Paranavaí e União da Vitória. Pela primeira vez, a instituição vai realizar um vestibular unificado. O reitor da Unespar, professor Antonio Carlos Aleixo, explica que o novo modelo elimina a realização de sete vestibulares, como ocorria anteriormente. "O aluno pode fazer vestibular para uma região mesmo morando em outra. Teremos uma prova única em todo estado."

Já a Unicentro tem 484 vagas em 37 cursos de graduação. A Unicesumar, por outro lado, oferece, neste ano, 4.400 vagas em 45 cursos. O candidato pode utilizar a nota do Enem ao invés de fazer o vestibular, exceto para o curso de Medicina. Se tiver realizado mais de uma prova do Enem, entre 2001 e 2013, pode optar pela utilização de sua melhor nota. A pontuação do Enem é equiparada matematicamente em pontos com as provas do vestibular.

A UENP tem três câmpus – Jacarezinho, Cornélio Procópio e Luiz Meneghel. Este ano, pela primeira vez, acontece o vestibular para o curso de Odontologia, no total de 24 cursos e 1.390 vagas.

PONTA GROSSA

A Universidade Estadual de Londrina (UEL) e a Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG) divulgaram a relação de candidatos por vaga no vestibular de verão. A UEPG, que divulgou a proporção de candidatos por vaga na última quarta-feira, registrou 8.752 inscritos, que disputam 740 vagas na instituição. As provas ocorrem nos dias 14 e 15 de dezembro em 14 cidades. O curso de Medicina tem a maior concorrência: 104 candidatos por vaga (1.572 inscritos con­correndo a 15 vagas). O segun­do curso mais concorrido é En­genharia Civil, com 34,5 can­di­datos/vaga. Em terceiro apa­re­ce Direito noturno (26,6 candi­datos/vaga). Veja a relação completa em: www.cps.uepg.br.

LONDRINA

A UEL contabilizou 21.619 inscritos para as 3.090 vagas ofertadas em 66 cursos de graduação - considerando turnos e habilitações. Medicina, o curso mais concorrido, somou 5.025 inscritos, com a proporção de 99,71 candidatos por vaga no sistema universal. Engenharia Civil é o segundo mais disputado, com 31,14 inscritos por vaga na cota para estudantes de escola pública, totalizando 1.252 candidatos. Direito noturno fica na terceira posição, com 27,69 estudantes/vaga. A prova da 1ª fase ocorre em 2 de novembro. A 2ª fase está marcada para os dias 30 de novembro e 1.o de dezembro. Informações: www.cops.uel.br.

Principais Manchetes

Receba nossas notícias NO CELULAR

WhatsappTelegram

WHATSAPP: As regras de privacidade dos grupos são definidas pelo WhatsApp. Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.