Encontre matérias e conteúdos da Gazeta do Povo
Vida moderna

Para perder o medo do arsenal tecnológico

Produtos e serviços em rede ajudam a conectar idosos com o mundo contemporâneo dos filhos e netos

Sistemas de comunicação em rede ajudam a encurtar distâncias, a custo zero | James Estrin/ New York Times
Sistemas de comunicação em rede ajudam a encurtar distâncias, a custo zero (Foto: James Estrin/ New York Times)

Um dos maiores problemas dos produtos de "tecnologia para idosos" é que não há tecnologia suficiente em um telefone que utiliza um teclado grande, mas que oferece opções limitadas. Alguns produtos são criados para facilitar a vida de quem chega a uma idade avançada. Porém, e se a pessoa ainda estiver a décadas de distância e precisar desse tipo de ajuda? Hoje, as pessoas da geração "baby boom" estão cruzando a fronteira da aposentadoria, o que não significa que estejam incapacitados. Mas eles podem estar desatualizados.

"O que está acontecendo é uma separação digital", afirma Ken Dychtwald, diretor executivo da Age Wave, uma organização de pesquisa e consultoria focada no envelhecimento da população. "As novas tecnologias são direcionadas especialmente aos usuários com menos de 50 anos. Se você é mais velho que isso, precisa ter coragem de perguntar à sua família como as coisas funcionam", diz.

O contato com novas tecnologias costuma ocorrer através de colegas de trabalho ou dentro de um sistema corporativo. "O local de trabalho é um bom lugar para conhecer e compartilhar novas tecnologias. Se você está em casa, não existe esse ambiente à sua volta", explica Dychtwald.

Entretanto, muitas tecnologias comuns se tornam ainda mais valiosas fora dos locais de trabalho. Há produtos disponíveis para ajudar pessoas de 18 a 80 anos a permanecerem ativas, informadas e entretidas, além de ajudá-las a manter contato com a família e os amigos.

A familiarização com alguns desses produtos ajuda a garantir que a tecnologia, da mesma forma que a juventude, não seja aproveitada apenas pelos mais jovens. Eles não estão radicalmente distantes da vida cotidiana, mas podem trazer benefícios concretos, permitindo que as pessoas fiquem mais conectadas, eficientes e informadas. E como esses objetivos não dependem de idade, o mesmo deve valer para os produtos que ajudam a alcançá-los.

Quer ficar ativo?

Compre um console de videogame. Esqueça os jogos de atirar e os labirintos psicodélicos. Sistemas de jogos como o Nintendo Wii, o Microsoft Xbox 360 e o Sony PlayStation 3 têm acessórios que tiram os jogadores do sofá e os colocam em movimento, seja com uma competição de dança virtual, um programa de exercícios ou um simulador de esportes.

Além dos benefícios de simplesmente se movimentar, estudos recentes mostram a melhora no equilíbrio de algumas pessoas mais velhas que utilizam o Wii e seus programas de exercícios, como o Wii Sports. O Xbox Kinect da Microsoft é o sistema de jogos mais avançado do mercado, com câmeras e sensores de movimento embutidos que podem ver o corpo e a posição do jogador.

Através de um programa de exercícios como o Your Shape, o Kinect mostra os movimentos que devem ser executados pelo usuário e verifica se eles estão sendo feitos corretamente, além de oferecer conselhos personalizados para melhorar a forma.

Quer continuar produtivo?

Baixe alguns aplicativos. Quando você trabalhava fora, contava com uma estrutura e tinha certa organização. Se quiser manter isso durante a aposentadoria, há programas que podem auxiliá-lo. O Evernote é um deles; este aplicativo é o assistente digital pessoal considerado o melhor porta-arquivos do mundo.

O Evernote permite que você copie quase tudo o que encontrar na internet e cole em "cadernos", que podem ser pesquisados. Gostou de uma foto que encontrou na internet? Copie e cole. Grife uma parte de um e-mail e guarde-o no Evernote. Guarde o link enviado por um amigo em sua conta do Evernote.

Ele pode ser facilmente acessado em quase todos os dispositivos com conexão à internet (alguns aparelhos também podem gravar dados offline, graças ao aplicativo Evernote iPhone). Há uma versão gratuita do Evernote e uma versão premium, que cobra uma taxa anual de US$ 45 (nos Estados Unidos) e conta com algumas funções a mais, além de não mostrar propaganda.

Outro programa que vale a pena comprar é o Dragon Dictation, da Nuance. O Dragon está disponível para computadores Windows e Macs e emprega tecnologia de reconhecimento de voz para transcrever a fala. É possível falar naturalmente, acrescentando a pontuação, e ditar uma mensagem de e-mail.

O aplicativo também executa comandos de voz para o seu computador. Se você disser "procure por Stieg Larsson na Amazon" ele direcionará automaticamente o navegador para o site da Amazon e fará a busca por estas palavras. Você pode pedir que o seu computador abra e feche programas, role a página para cima e para baixo e selecione palavras e linhas para copiar, apagar ou colar.

Quer ver quem está fazendo o quê?

Compre um porta-retrato digital. Os porta-retratos digitais não são novos, mas o crescimento da conexão sem fio oferece à tecnologia algumas novas características que valem a pena. Um bom exemplo dos últimos avanços pode ser encontrado no porta-retrato digital Photo Mail da Pandigital.

À primeira vista, ele se parece com muitos outros porta-retratos digitais – um simples retângulo escuro envolvendo uma tela de 20 cm. Assim como os outros, esse modelo pode mostrar fotos de um cartão de memória de uma câmera. Mas o que o diferencia é a capacidade de receber novas fotos dos amigos e da família através de uma conexão sem fio.

O porta-retratos Photo Mail, como o Kindle, da Amazon, mantém uma conexão gratuita e ininterrupta com a rede sem fio da AT&T, somente nos Estados Unidos. O porta-retratos também tem seu próprio endereço de e-mail. Isso significa que qualquer pessoa que tenha o endereço pode enviar fotos e elas aparecerão instantaneamente (um aviso na tela indica o recebimento das fotos).

Quer manter contato com os amigos?

Compre uma webcam. Embora nada substitua uma visita pessoal, a videoconferência chega bem perto disso. Se o seu computador não possui uma webcam embutida, compre uma externa. A Logitech fabrica uma grande variedade de câmeras, mas o modelo C310 é apropriado para conversas com amigos e crianças.

Além do hardware, é preciso ter uma conta no Skype, Gmail, iChat, AIM ou outro serviço. Fazer e receber chamadas de vídeo é simples e não custa nada. Desde que os seus parentes tenham contas na mesma rede, você pode conversar durante o tempo que quiser.

Quer ficar informado?

Compre um tablet ou leitor eletrônico. A interface intuitiva dos tablets, que possuem tela sensível ao toque, é útil para qualquer um que não goste do teclado tradicional e do mouse. Há um número cada vez maior de tablets, mas o iPad, da Apple, continua sendo a melhor opção.

Ele é fácil de usar e sua enorme variedade de aplicativos o torna um companheiro digital perfeito. Além disso, a função de zoom aumenta instantaneamente a fonte de qualquer texto – seja de um livro eletrônico, site ou e-mail.

Caso o tablet pareça um passo muito grande a ser dado, por razões financeiras ou tecnológicas, pense em adquirir um leitor de e-book. O Kindle, da Amazon, é líder de mercado nos Estados Unidos. Sua conexão de internet sem fio, permanente e gratuita, significa que você pode baixar livros em poucos segundos e de qualquer lugar.

Você também pode assinar as versões de jornais e revistas feitas para o Kindle (e ajustar o tamanho da fonte). Além disso, o Kindle é leve, pesa cerca de 250 gramas e pode armazenar até 3.500 livros.

Principais Manchetes

Receba nossas notícias NO CELULAR

WhatsappTelegram

WHATSAPP: As regras de privacidade dos grupos são definidas pelo WhatsApp. Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.