Encontre matérias e conteúdos da Gazeta do Povo
Previdência

Paralisação atinge 90% dos peritos, diz associação

A Associação Nacional de Médicos Peritos (ANMP) informou, no fim da tarde de ontem, que mais de 90% dos peritos do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) de todo o país aderiram à paralisação nacional da categoria. A mobilização é em protesto contra a edição da Medida Provisória 441, que reestrutura as remunerações dos peritos.

Segundo comunicado enviado à imprensa e divulgado pela Agência Brasil, a agência de notícias do governo federal, capitais como São Paulo, Rio, Salvador e Curitiba tiveram 100% de paralisação. Ainda de acordo com dados fornecidos pela ANMP, Porto Alegre e Belo Horizonte tiveram ontem mais de 90% de adesão ao movimento.

A agência afirma que procurou a Previdência Social para obter a confirmação do número, mas não obteve resposta. Até às 17h35, era de 65% o percentual de peritos que aderiram à greve em São Paulo, e, em Curitiba, era quase 90% às 17h50.

A categoria promete continuar a paralisação nas próximas semanas como forma de "pressionar o governo a reverter a MP 441". A entidade alega que a medida provisória "destruiu a carreira e prejudicou mais de 5 mil peritos em todo o país".

Paralisação

A paralisação da categoria todas as quartas-feiras foi decidida em assembléia no último dia 9. No comunicado à imprensa, a associação argumenta que as negociações para reestruturar a carreira duraram 15 meses e que, após todo esse tempo, o governo "rasgou o acordo, criou uma nova carreira e prejudicou os peritos que estão perto de se aposentar".

Os peritos médicos da Previdência são responsáveis por 34 mil perícias por dia.

Principais Manchetes

Receba nossas notícias NO CELULAR

WhatsappTelegram

WHATSAPP: As regras de privacidade dos grupos são definidas pelo WhatsApp. Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.