• Carregando...
 | Raul Santana/Fiocruz Imagens
| Foto: Raul Santana/Fiocruz Imagens

Desde agosto de 2015, 50.333 pessoas já foram diagnosticadas com dengue no Paraná. Pouco mais de 93% dos casos confirmados no estado são autóctones - isto é, quando os pacientes foram contaminados na própria cidade onde vivem. Os dados foram divulgados pela Secretaria do Estado da Saúde (Sesa) nesta terça-feira (07).

Em uma semana, 1.032 novos casos foram confirmados pela Sesa. O novo boletim epidemiológico mostra ainda que 311 dos 399 municípios do Paraná tiveram casos confirmados da doença. As notificações atingem um número ainda maior de cidades: são 380. Não foram confirmadas novas mortes. Até agora, 57 pessoas morreram por causa da doença no Paraná.

O número de cidades com epidemia de dengue subiu de 77 para 79. A epidemia, de acordo com o índice da Organização Mundial da Saúde (OMS), se configura quando o número de casos atinge o índice de mais de 300 casos para cada 100 mil habitantes.

A cidade de Paranaguá, no Litoral do estado, foi a que mais teve casos registrados -- foram 16.264 desde agosto de 2015. Só na cidade, 28 pessoas morreram vítimas da dengue de acordo com os dados da Sesa.

Zika e Chikungunya

O boletim também mostra os novos números de zika e chikungunya no estado. Dois novos casos de zika foram confirmados pela secretaria, somando 316 no total. Destes, 212 são auctóctones e 104 importados, quando o paciente é contaminado fora da cidade onde mora.

Os casos de chikungunya não aumentaram na última semana. São 72 no total, e mais de 90% dos casos são importados. Apenas sete casos confirmados no estado são autóctones.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]