Encontre matérias e conteúdos da Gazeta do Povo
Campanha “Fique Sabendo”

Paraná fará 70 mil testes rápidos para detecção do vírus HIV

Testes serão feitos em 180 cidades até 18 de dezembro, nas unidades básicas de saúde. Resultado fica pronto em 10 minutos

Setenta mil testes rápidos para a detecção do vírus HIV serão feitos em 180 municípios do Paraná até 18 de dezembro. Os exames serão feitos nas unidades básicas de saúde. O resultado fica pronto em 10 minutos. A testagem rápida faz parte da campanha "Fique Sabendo", que foi lançada pelo governo do estado na terça-feira (9).

Segundo a Secretaria de Estado da Saúde (Sesa), nas cidades onde não haverá teste rápido, a população poderá fazer o teste convencional. Nesses casos, o resultado ficará pronto em três dias, de acordo com a Agência Estadual de Notícias (AEN), órgão oficial de comunicação do governo do estado.

O teste é gratuito e o resultado é sigiloso. Deve fazer o teste a pessoa que se expôs a algum fator de risco, como relação sexual sem preservativo, por exemplo.

Caso o resultado do teste rápido seja positivo, a pessoa deverá refazer o teste, desta vez pelo modo convencional.

O secretário de Estado da Saúde, Carlos Moreira Junior, afirmou que a campanha é importante para a detecção precoce da Aids, o que possibilita melhores resultados no tratamento da doença. "Como nos últimos anos o tratamento da aids evoluiu, a maioria das pessoas deixou de se preocupar com o risco de contrair o vírus HIV. Isto significa que elas podem estar contaminadas há anos e nem imaginar", afirmou Moreira, em entrevista à AEN. Com relação ao resultado, a Sesa alertou que, após a pessoa ser infectada pelo HIV, o sistema imunológico leva um mês para produzir anticorpos suficientes para serem detectados no teste.

Principais Manchetes

Receba nossas notícias NO CELULAR

WhatsappTelegram

WHATSAPP: As regras de privacidade dos grupos são definidas pelo WhatsApp. Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.