• Carregando...

Setenta mil testes rápidos para a detecção do vírus HIV serão feitos em 180 municípios do Paraná até 18 de dezembro. Os exames serão feitos nas unidades básicas de saúde. O resultado fica pronto em 10 minutos. A testagem rápida faz parte da campanha "Fique Sabendo", que foi lançada pelo governo do estado na terça-feira (9).

Segundo a Secretaria de Estado da Saúde (Sesa), nas cidades onde não haverá teste rápido, a população poderá fazer o teste convencional. Nesses casos, o resultado ficará pronto em três dias, de acordo com a Agência Estadual de Notícias (AEN), órgão oficial de comunicação do governo do estado.

O teste é gratuito e o resultado é sigiloso. Deve fazer o teste a pessoa que se expôs a algum fator de risco, como relação sexual sem preservativo, por exemplo.

Caso o resultado do teste rápido seja positivo, a pessoa deverá refazer o teste, desta vez pelo modo convencional.

O secretário de Estado da Saúde, Carlos Moreira Junior, afirmou que a campanha é importante para a detecção precoce da Aids, o que possibilita melhores resultados no tratamento da doença. "Como nos últimos anos o tratamento da aids evoluiu, a maioria das pessoas deixou de se preocupar com o risco de contrair o vírus HIV. Isto significa que elas podem estar contaminadas há anos e nem imaginar", afirmou Moreira, em entrevista à AEN. Com relação ao resultado, a Sesa alertou que, após a pessoa ser infectada pelo HIV, o sistema imunológico leva um mês para produzir anticorpos suficientes para serem detectados no teste.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]