Encontre matérias e conteúdos da Gazeta do Povo
Educação

Paraná fica em 8.º lugar no Enem

Média nacional piorou em relação ao exame anterior. Ministro diz que comparação não é válida

O ranking dos estados no Enem |
O ranking dos estados no Enem (Foto: )

Os resultados do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) deste ano, divulgados ontem, mostram que a nota média nacional na prova objetiva caiu quase dez pontos em relação ao ano passado: de 51,52 para 41,69. Na redação ocorreu o inverso, com ligeiro aumento da média nacional, de 55,99 para 59,35. Nos dois casos, a pontuação máxima é 100.

O Paraná ficou com o oitavo lugar geral no exame, com nota superior à média nacional: 42,33. A rede de escolas públicas do estado também ficou na oitava posição, quando comparada com as dos outros estados. Já a rede particular paranaense ocupou a quinta colocação nacional.

O ministro da Educação, Fernando Haddad, disse que o Enem não permite comparações de resultados entre edições diferentes, porque o grau de dificuldade varia a cada ano. "O Enem não foi construído para ser comparável. Não é tecnicamente possível dizer que a nota aumentou ou diminuiu", afirmou.

O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) prepara mudanças no teste para possibilitar comparações, com adoção da chamada teoria de resposta ao item, em que as questões são pré-testadas e teoricamente têm o mesmo nível de exigência. O novo formato entrará em vigor em 2009 ou 2010.

"Análises sobre melhora ou piora do conjunto de habilidades e competências dos participantes com base na comparação entre diferentes edições do Enem não possuem respaldo metodológico, levando a interpretações tecnicamente equivocadas", diz nota divulgada pelo Inep.

O Enem teve 2,9 milhões de participantes este ano, um recorde desde a sua criação, em 1998. O exame é feito por estudantes de ensino médio e jovens e adultos que já concluíram esse nível de escolaridade em anos anteriores. O Enem seleciona bolsistas do programa Universidade para Todos (ProUni) e conta pontos nos vestibulares de cerca de 500 instituições.

Dos 2,9 milhões de participantes, 1,1 milhão estão no último ano do ensino médio — são os chamados concluintes. Eles tiveram desempenho pior do que os colegas que já terminaram o ensino médio e dos chamados treineiros, isto é, alunos do segundo ano que fazem o exame apenas para ver como é, já que ainda não estão aptos a ingressar na universidade. Considerando apenas as notas dos concluintes, a média nacional na prova objetiva foi 40,54.

Mais uma vez, estudantes de escolas particulares tiveram melhor desempenho que os colegas da rede pública. Eles alcançaram nota média 56,12 no teste objetivo e 65,35 na redação, contra 37,27 e 57,26, respectivamente.

Principais Manchetes

Receba nossas notícias NO CELULAR

WhatsappTelegram

WHATSAPP: As regras de privacidade dos grupos são definidas pelo WhatsApp. Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.