Encontre matérias e conteúdos da Gazeta do Povo
Religião

Paraná ganha nova diocese

O Vaticano anunciou ontem a criação da diocese de São José dos Pinhais, que será instalada dia 19 de março de 2007 e desmembrada da arquidiocese de Curitiba. A nova diocese vai abranger 14 municípios, que juntos têm uma população de 650 mil habitantes, dos quais perto de 500 mil são católicos. O bispo que estará à frente da nova diocese também já foi escolhido: é dom Ladislau Biernaski, que até então era bispo auxiliar de Curitiba.

Com esta decisão do Papa Bento XVI, o Paraná passa a ter 18 dioceses. O autor da proposta de desmembramento foi o próprio arcebispo de Curitiba, dom Moacyr Vitti. Ele levou a idéia a Roma no ano passado, ainda durante o pontificado de João Paulo II. Para o arcebispo, a criação da nova estrutura eclesiástica na Região Metropolitana de Curitiba é um sinal de vitalidade da Igreja.

A nova diocese terá 31 paróquias, 50 padres, 22 diáconos permanentes e 120 religiosas. Mesmo com o quinto desmembramento desde sua criação, em 1892, a arquidiocese de Curitiba continuará a ser a maior do Paraná, com 127 paróquias, 386 padres e 42 diáconos. Dom Moacyr vê nessas partilhas uma forma de fortalecer a Igreja. "É uma maneira de o bispo estar mais perto dos padres e dos fiéis. Eu mesmo, há três anos à frente da arquidiocese, ainda não tive tempo de visitar todas as paróquias", comentou o arcebispo. "A maior proximidade também permite conhecer e estabelecer melhor as prioridades da região", acrescentou dom Ladislau.

Foi exatamente para evitar o distanciamento da comunidade, imposto pelo constante crescimento da região metropolitana, que há quase cinco anos os padres sugeriram a divisão da arquidiocese. Como o então arcebispo, dom Pedro Fedalto, estava prestes a se aposentar, a missão ficou a cargo de dom Moacyr Vitti, que assumiu o cargo em junho de 2004. Ele levou a proposta ao Vaticano e, um ano e meio depois, a vê concretizada. No início, Campo Largo também esteve na disputa para sediar a nova diocese, mas São José dos Pinhais levou vantagem por causa do crescimento populacional mais acelerado. Contudo, dom Moacyr não descarta a possibilidade de uma nova diocese também em Campo Largo.

O núncio apostólico (embaixador da Santa Sé) no Brasil, dom Lorenzo Baldisseri, esteve ontem em Curitiba para um encontro de bispos paranaenses e deve voltar em março de 2007 para a instalação da nova diocese. Dos 14 municípios que formarão a diocese de São José dos Pinhais, 11 têm uma população basicamente rural, o que norteará o trabalho de dom Ladislau. A maioria manteve seus índices populacionais, quase sem êxodo rural. "Diante desse perfil, pretendo pautar minha atuação em defesa da agricultura familiar, com incentivos ao associativismo e à agroecologia", afirmou.

Dom Ladislau tem 69 anos de idade. Nasceu no dia 24 de outubro de 1937 em Almirante Tamandaré, na Região Metropolitana de Curitiba. Foi ordenado sacerdote em 1963 e estudou filosofia em Paris. No Brasil, foi professor e reitor do Seminário São Vicente de Paulo, sendo nomeado bispo auxiliar de Curitiba em 1979 e ordenado pelo próprio Papa João Paulo II.

Principais Manchetes

Receba nossas notícias NO CELULAR

WhatsappTelegram

WHATSAPP: As regras de privacidade dos grupos são definidas pelo WhatsApp. Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.