
Morreu na manhã deste sábado (8) o fundador do jornal Folha de Londrina, João Milanez, aos 86 anos. Milanez sofria de problemas pulmonares e cardíacos, e lutava contra um câncer no rim. Ele estava internado desde 30 de julho na Santa Casa de Londrina e teve falência múltipla dos órgãos. O sepultamento está marcado para as 10 horas deste domingo, no Cemitério Parque das Oliveiras. O cortejo deve sair da sede da prefeitura de Londrina, onde o ocorre o velório. O governador Roberto Requião decretou luto oficial no estado.
Nascido em Meleiro, no sul de Santa Catarina, Milanez se mudou para Londrina aos 22 anos, estimulado por um amigo que propôs a venda de títulos de capitalização. Não demorou, o jovem aumentou a clientela na cidade e fundou a Folha de Londrina em 1948, um jornal semanal na época, e o primeiro da cidade. Milanez participava de todas as atividades do veículo, como venda, reportagem e fotografia. Na época, o município não tinha nem 15 anos de existência. A Folha de Londrina acompanhou o crescimento da cidade, que se tornou a segunda maior do estado, e o jornal se consolidou como um dos principais veículos de comunicação paranaenses. Além da Folha de Londrina, ele também fundou emissoras de rádio e televisão.
Milanez, que era de família italiana, mas teve o sobrenome alterado no cartório, era conhecido por seu jeito alegre e irreverente, sempre contando histórias engraçadas.



