Encontre matérias e conteúdos da Gazeta do Povo
memória

Paraná perde João Milanez

Fundador da Folha de Londrina, primeiro jornal da cidade, morreu na manhã de sábado, aos 86 anos

Catarinense, Milanez se mudou para Londrina aos 22 anos e fez carreira na cidade | Arquivo/ UMP
Catarinense, Milanez se mudou para Londrina aos 22 anos e fez carreira na cidade (Foto: Arquivo/ UMP)

Morreu na manhã deste sábado (8) o fundador do jornal Folha de Londrina, João Milanez, aos 86 anos. Milanez sofria de problemas pulmonares e cardíacos, e lutava contra um câncer no rim. Ele estava internado desde 30 de julho na Santa Casa de Londrina e teve falência múltipla dos órgãos. O sepultamento está marcado para as 10 horas deste domingo, no Cemitério Parque das Oliveiras. O cortejo deve sair da sede da prefeitura de Londrina, onde o ocorre o velório. O governador Roberto Requião decretou luto oficial no estado.

Nascido em Meleiro, no sul de Santa Catarina, Milanez se mudou para Londrina aos 22 anos, estimulado por um amigo que propôs a venda de títulos de capitalização. Não demorou, o jovem aumentou a clientela na cidade e fundou a Folha de Londrina em 1948, um jornal semanal na época, e o primeiro da cidade. Milanez participava de todas as atividades do veículo, como venda, reportagem e fotografia. Na época, o município não tinha nem 15 anos de existência. A Folha de Londrina acompanhou o crescimento da cidade, que se tornou a segunda maior do estado, e o jornal se consolidou como um dos principais veículos de comunicação paranaenses. Além da Folha de Londrina, ele também fundou emissoras de rádio e televisão.

Milanez, que era de família italiana, mas teve o sobrenome alterado no cartório, era conhecido por seu jeito alegre e irreverente, sempre contando histórias engraçadas.

Principais Manchetes

Receba nossas notícias NO CELULAR

WhatsappTelegram

WHATSAPP: As regras de privacidade dos grupos são definidas pelo WhatsApp. Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.