• Carregando...

Do dia 1.º de janeiro até 2 de fevereiro foram registrados 150 casos de dengue no Paraná, segundo o boletim epidemiológico divulgado nesta terça-feira (9) pela Secretaria de Estado da Saúde (Sesa). Dos 150 casos deste início de 2010, 86 deles são autóctones (contraídos dentro do Paraná) e 64 foram contraídos em outro estado. De acordo com a Sesa, os números reforçam as campanhas de mobilização feitas pelo governo estadual para conscientizar a sociedade sobre a prevenção à dengue.

"Precisamos agir coletivamente e individualmente para evitar que a doença se prolifere no Paraná. Com o clima propenso para a proliferação do mosquito e locais com alto índice de infestação do aedes aegypti devemos ficar em estado de alerta", disse o secretário da Saúde, Gilberto Martin à Agência Estadual de Notícias (AEN), órgão de comunicação do governo.

Uma "Caravana contra a dengue" passa por várias cidades do estado para alertar a população. As regionais de saúde de Maringá (Noroeste), com 44 casos autóctones, Foz do Iguaçu (Oeste), 20, e Londrina (Norte), 14, são os locais que apresentaram o maior número de infecções internas. Em Toledo (Oeste) foi registrado um caso autóctone e nove importados.

Combate

Segundo o governo estadual, a melhor maneira de acabar com a dengue é a prevenção. Pesquisas afirmam que 90% dos criadouros ficam em residências e em quintais, com água parada em vasos ou outros recipientes. Historicamente as regiões Oeste, Norte e Noroeste concentram o maior número de casos e focos de criação do mosquito. "Mas o Paraná todo precisa estar mobilizado contra a dengue", definiu o secretário Gilberto Martin à AEN.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]