• Carregando...

Em Umuarama o combate a dengue virou caso de Justiça

Quase 8 mil casos de dengue já foram confirmados no Paraná este ano, de acordo com dados divulgados pela Secretaria de Estado da Saúde (Sesa) nesta terça-feira (27). Seis pessoas morreram em consequência da doença. Até o dia 22 de abril, segundo a secretaria, foram notificados 28.218 casos suspeitos de dengue no estado.

Do total de casos confirmados, 7.528 são autóctones, ou seja, a transmissão ocorreu dentro do próprio estado. Os demais contraíram a doença fora do Paraná, mas o diagnóstico foi realizado no estado.

Das 22 regionais de Saúde, 13 apresentam casos autóctones em 123 municípios. Os que mais registraram casos da doença são: Foz do Iguaçu, no Oeste, com 1.264, Maringá, no Noroeste, com 851 e Medianeira, também no Oeste, com 833. Foram registrados 14 casos de dengue hemorrágica.

Chuvas

As chuvas que atingiram o estado nos últimos dias aumentam o risco da dengue, pois facilita a proliferação do Aedes Aegypt, transmissor da doença. O secretário de Saúde, Carlos Moreira Júnior, disse que mais de 90% dos criadouros do mosquito estão dentro da casa das pessoas, em pratinhos de vasos, garrafas, pneus, caixas d'água e calhas.

"Mesmo que a água seja retirada, os ovos do mosquito podem permanecer no local por até 450 dias. Para limpar os recipientes que continham água parada e eliminar os ovos do mosquito, é preciso lavá-los com escova ou esponja embebidos em detergente", explicou o superintendente de Vigilância em Saúde da Secretaria, José Lúcio dos Santos, segundo a Agência Estadual de Notícias, órgão responsável pelas informações oficiais do governo do estado.

Justiça

Em Umuarama, no Noroeste do estado, a promotoria de saúde pública decidiu levar à Justiça os moradores que não limparem seus quintais. O município já aplica multa em quem não elimina os criadouros do mosquito. A partir de agora, em caso de reincidência, o morador vai responder criminalmente.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]