• Carregando...

O Paraná teve cerca de 150 mil nascimentos registrados em 2008, de acordo com pesquisa divulgada nesta quarta-feira (2) pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). O número é 2,8% maior do que o constatado no ano anterior, quando pouco menos de 146 mil nascimentos foram registrados em cartório no estado.

Ao todo, ocorreram 2,78 milhões de registros de nascimentos no Brasil. O Paraná foi o quinto estado do país com o maior número de registros, atrás apenas de Rio de Janeiro, Bahia, Minas Gerais e São Paulo. O estudo do IBGE ainda apontou a demora no registro dos nascidos. No Paraná, 98,4% dos registros foram feitos em até 90 dias após o nascimento. É o terceiro melhor índice do país, superado apenas por Santa Catarina (98,7%) e São Paulo (98,9%).

Sub-registro

O índice de sub-registro de nascimentos no Brasil atingiu o menor nível já registrado, segundo a pesquisa do IBGE. O porcentual chegou a 8,9%. Por meio do acompanhamento demográfico, o instituto estima o número de nascimentos que deve ocorrer pelo país. O sub-registro é a diferença entre essa estimativa e o número de crianças que foram efetivamente registradas em cartório.

A pesquisa indica um aumento de 1,4% nos registros, em todo o Brasil, em relação ao ano anterior. Os estados com maior crescimento no número de registros em cartório foram Amapá (11,3%), Mato Grosso do Sul (9,5%) e Roraima (6,5%). O Rio de Janeiro teve a maior queda (-2,2%). A variação também foi negativa em Rondônia (-0,4%) e no Piauí (-0,3%)

Os dados do levantamento divergem dos números do Sistema de Nascidos Vivos, do Ministério da Saúde. Isso porque os dados do ministério indicam as crianças nascidas em estabelecimentos de saúde e os números do IBGE referem-se aos registros de nascimento feitos em cartório.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]