• Carregando...

Um estudo do Instituto Paranaense de Desenvolvimento Econômico e Social (Ipardes), divulgado na tarde desta quinta-feira (27), aponta que o Paraná ainda possui 12% do seu território coberto por vegetação nativa. O levantamento sobre sustentabilidade ambiental também divulgou dados ligados ao uso de agrotóxicos no estado, transporte e qualidade da água em rios.

Com relação à vegetação, o Paraná perdeu 0,6% da cobertura nativa nos últimos três anos. As áreas com matas mais devastadas estão nas regiões Norte e Nordeste do estado. Segundo o Ipardes, a sobrevivência da biodiversidade é garantida com, no mínimo, um índice de 10% de cobertura vegetal.

Os números sobre o uso de agrotóxicos em território paranaense são preocupantes. O estado utiliza 12 quilos de agrotóxico por hectare ao ano, índice três vezes maior do que a média de consumo do Brasil, de 4 quilos por hectare ao ano. As regiões de Cascavel, Londrina e Ponta Grossa são os principais responsáveis pelo uso dos defensivos agrícolas.

Água e transporte

O Ipardes também analisou a qualidade da água nos rios da Grande Curitiba. O estudo aponta que a grande maioria dos rios estão poluídos ou muito poluídos. Destacam-se de forma negativa os rios Iraí, Passaúna e Verde. De acordo com a pesquisadora do instituto, Ana Cláudia Muller, a principal causa da poluição são os assentamentos irregulares.

Os dados sobre o transporte indicam que, no Paraná, para cada mil habitantes existem 3,88 ônibus de transporte coletivo e 37 veículos particulares. A taxa de automóveis é considerada muito elevada pelos especialistas que participaram da elaboração do estudo.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]