Dados da Secretaria da Segurança Pública do Paraná, divulgados nesta quarta-feira (15) apontam que houve redução de 18% no número de homicídios no estado em 2013, em comparação com o ano anterior. Foram registrados 2.575 assassinatos no ano passado, 560 a menos do que em 2012.
Os dados foram apresentados pelo secretário da Segurança Pública do Paraná, Cid Vasques. A queda volta a apresentar a tendência dos últimos anos e superou as expectativas projetadas pelo governo estadual.
De acordo com Vasques, a meta para 2013 era atingir a taxa de 24,5 homicídios por 100 mil habitantes. A taxa, porém, chegou a 23,3 assassinatos a cada 100 mil. Para fins de metodologia, a secretaria utiliza as projeções de população calculadas pelo Instituto Paranaense de Desenvolvimento Econômico e Social (Ipardes) para o cálculo da taxa.
Durante a coletiva de imprensa, o secretário ressaltou que uma série de estratégias adotadas pelas polícias, entre elas a prisão de pequenos traficantes e a intensificação das Unidades Paraná Seguro (UPS), estabeleceram o resultado positivo.
Capital
Curitiba teve uma queda menor do que a registrada em todo o estado. Foram 530 homicídios em 2013 contra 597 no ano anterior, uma baixa de 11%.



