Encontre matérias e conteúdos da Gazeta do Povo
Saúde

Paraná terá curso de Medicina em mais quatro cidades

Até agora, as 11 graduações existentes no estado estavam centradas em Curitiba, Cascavel, Maringá, Londrina, Ponta Grossa e Francisco Beltrão. Estão habilitados para receber novos cursos Campo Mourão, Guarapuava, Pato Branco e Umuarama

 | Ivonaldo Alexandre / Gazeta do Povo
(Foto: Ivonaldo Alexandre / Gazeta do Povo)

O ministro da Saúde, Arthur Chioro, anunciou nesta quinta-feira (4) que quatro municípios do Paraná estão aptos para receber cursos de Medicina. As cidades contempladas são Campo Mourão, Guarapuava, Pato Branco e Umuarama. A iniciativa faz parte da estratégia do Programa Mais Médicos, que até 2017 pretende criar 11,5 mil vagas em cursos de Medicina em todo o Brasil.

A escolha dos municípios, segundo o Ministério da Educação, foi baseada pela necessidade social. Não havia curso de Medicina nas quatro cidades beneficiadas no estado. De acordo com o Ministério da Educação, até agora, 11 instituições de ensino no Paraná oferecem a graduação e elas estão localizadas em Cascavel, Maringá, Londrina, Curitiba, Ponta Grossa e Francisco Beltrão.

Os locais contemplados terão de fazer investimentos na área de saúde e implantar programas de residência médica. "Primeiro definimos quais regiões devem receber [o curso] para que a estrutura seja preparada para receber ensino de qualidade", disse o ministro da Educação, Henrique Paim, durante o anúncio das vagas.

Brasil

Além das cidades paranaenses, outros 35 municípios do Brasil também foram contemplados. Destes, 14 ficam em São Paulo, como Bauru, Jaú, Limeira e Araçatuba. Na Bahia, são seis cidades, como Alagoinhas, Eunápolis e Guanambi. O Brasil tem 21.674 vagas autorizadas para cursos de Medicina. Desse total, 11.269 estão no interior e 10.045 em capitais. Até 2012, segundo dados do Ministério da Saúde, havia mais vagas nas capitais.

Pesquisa

Além do anúncio de novas vagas, o Ministério da Saúde divulgou nesta quinta (4) uma nova pesquisa sobre o programa Mais Médicos. O levantamento, feito pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), em parceria com o Instituto de Pesquisas Sociais, Políticas e Econômicas (Ipespe), mostra que 95% da população brasileira aprova o programa. Ao todo, foram feitas 4 mil entrevistas em 200 municípios.

Principais Manchetes

Receba nossas notícias NO CELULAR

WhatsappTelegram

WHATSAPP: As regras de privacidade dos grupos são definidas pelo WhatsApp. Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.