Encontre matérias e conteúdos da Gazeta do Povo
Clima

Paraná terá inverno típico, com registro de temperaturas abaixo de zero

Volume de chuvas e marcas dos termômetros devem acompanhar média histórica pela falta da influência dos fenômenos La Niña e El Niño neste ano, segundo diagnóstico do Simepar

Geadas em Curitiba e região não devem ser tão frequentes quanto no interior do Paraná, prevê o Simepar | Aniele Nascimento/Agência de Notícias Gazeta do Povo
Geadas em Curitiba e região não devem ser tão frequentes quanto no interior do Paraná, prevê o Simepar (Foto: Aniele Nascimento/Agência de Notícias Gazeta do Povo)

O inverno começa nesta sexta-feira (21) e segue até o mês de setembro com temperaturas baixas, mas dentro do normal no Paraná, conforme aponta estudo do Instituto Tecnológico Simepar. O volume de chuvas deve ser parecido com a média histórica, com maior precipitação em junho e períodos mais longos de estiagem no mês de agosto. Há previsão de termômetros abaixo de zero durante o período para todo o estado, com exceção do Litoral.

Reinaldo Kneib, meteorologista do Simepar, diagnostica que neste ano, ao contrário de anteriores, o estado não está sob efeito dos fenômenos El Niño e La Niña. "Principalmente no interior – Oeste, Sudoeste e Centro –, as chuvas devem ficar mais irregulares, com espaçamento maior entre as precipitações. As frentes frias demoram mais que o normal para passar pelo estado, o que diminui a temperatura e faz a chuva ficar mais concentrada em alguns dias", diz.

Diferente do que ocorreu no ano passado, Kneib relata que em 2013 não devem haver veranicos muito longos, como o que foi registrado em agosto do ano passado. "Terão com certeza períodos mais quentes, principalmente quando houver períodos intercalados por chuvas. Na média, os três meses devem ser mais frios que no ano passado", prevê.

As temperaturas mais baixas devem ser sentidas pelos paranaenses em julho, quando os termômetros ficam abaixo de zero principalmente nos primeiros dias depois da chegada de uma frente fria. Mas a média mais baixa deve ocorrer em agosto, quando as diferenças entre mínimas e máximas devem ser menores.

Será em julho que o interior do Paraná pode experimentar as geadas de maior intensidade. Diferente da capital, a região costuma ter mais dias de céu limpo, o que propicia maior probabilidade para que o gelo se forme. Dependendo da região, as geadas podem persistir por vários dias seguidos a partir do início da influência de uma frente fria.

Curitiba e RMC

Curitiba e a região metropolitana também devem experimentar dias com geadas, mas as condições influenciadas pela Serra do Mar fazem com que o fenômeno seja mais raro. "A região Leste costuma ter céu nublado dias assim impedem a formação de geada. A umidade do oceano influencia muito a região e é mais comum que haja clima entre 4 e 5 graus com aquela sensação de frio mais úmido. Mas com certeza ocorre geada em alguns dias na capital", diz Kneib.

Principais Manchetes

Receba nossas notícias NO CELULAR

WhatsappTelegram

WHATSAPP: As regras de privacidade dos grupos são definidas pelo WhatsApp. Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.