Encontre matérias e conteúdos da Gazeta do Povo
No Maranhão

Parentes que eram mantidos reféns em Pedrinhas são liberados

32 pessoas estavam em uma das unidades do complexo penitenciário. Detentos cobravam instituição de visitas íntimas, troca de monitores, entrega de novos colchões e banho de sol coletivo

Familiares que eram mantidos reféns por detentos do presídio de Pedrinhas, em São Luís (MA), foram liberados na manhã desta segunda-feira (26).

Ao todo, 32 familiares estavam em uma das unidades do complexo penitenciário, de acordo com a Secretaria de Justiça e Administração Penitenciária do Maranhão. Após o horário de visita, eles foram impedidos pelos parentes de deixar o local.

Os presos queriam que o governo cumprisse uma lista de exigências. Entre os pedidos, está a instituição de visitas íntimas, troca de monitores, entrega de novos colchões e banho de sol coletivo.

Segundo a secretaria, a liberação ocorreu após a retomada das negociações com os detentos. Até então, os familiares eram mantidos na Central de Custódia de Presos de Justiça.

Em nota, a pasta nega que os familiares estivessem sendo mantidos reféns e informa que eles "decidiram permanecer [no local] de forma solidária".

Decapitação

O presídio maranhense esteve no centro do noticiário após a divulgação de casos de violência, como a decapitação de presos. Neste ano, oito detentos morreram em Pedrinhas.

Em 2013, 60 detentos foram assassinados no local. Até o começo do mês de maio, a polícia não havia solucionado pelo menos 38 desses casos, o que representa 63% do total.

Principais Manchetes

Receba nossas notícias NO CELULAR

WhatsappTelegram

WHATSAPP: As regras de privacidade dos grupos são definidas pelo WhatsApp. Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.