• Carregando...

Os responsáveis pelas duas unidades de conservação estão acompanhando o avanço da erosão na Ilha do Cardoso e discutindo os efeitos nas comunidades. Mário José Nunes de Souza, responsável pelo Parque Estadual da Ilha do Cardoso, conta que técnicos do Instituto Florestal de São Paulo estão visitando áreas que possam ser usadas para a realocação das famílias da comunidade de Enseada da Baleia, que deve ser a mais prejudicada pela erosão.

Souza diz que está aguardando o resultado desse trabalho para depois apresentar as possíveis áreas para os moradores da região. "Eles vão decidir se querem mudar ou se preferem esperar e ver o que vai acontecer a partir da abertura do novo canal."

Do lado paranaense, o analista ambiental Marcelo Chassot Bresolin, chefe do Parque Nacional do Superagui, afirma que tem conhecimento dos estudos a respeito do fenômeno natural previsto para a região e que o tema vem sendo discutido pelo Conselho Consultivo do parque. Em um dos encontros, em abril de 2007, foi verificada a necessidade de mais estudos e da importância da pressão da erosão para os dois parques. "Na ocasião encaminhou-se a necessidade de ter um grupo de trabalho dentro do conselho para estudar o problema e de incluir a Fafipar (Faculdade Estadual de Filosofia, Ciências e Letras de Paranaguá) e a prefeitura nas discussões."

Bresolin explica que o objetivo é encontrar uma alternativa viável de combate à erosão. Isso acaba com os transtornos causados aos moradores da Vila de Barra do Ararapira, que têm de recuar as moradias, diz. Do ponto de vista ambiental, evita o deslocamento da comunidade para a área úmida, local de ocorrência de um grupo de mico-leão-da-cara-preta, espécie ameaçada de extinção.

Uma proposta, aponta o chefe do parque, é fazer contenção com sacos de areia retirada do próprio banco que está se formando no meio do canal. Ele lembra que o importante é que não haja precipitação em caso de dinâmica em áreas costeiras e que o assunto continue a ser tratado pelo conselho do Parque Nacional do Superagui. (VF)

Veja também
0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]