
Na manhã de ontem, um resgate chamou a atenção de quem passava pela Rua Júlia Perneta, nas Mercês. Em um poste de luz próximo à Rede Paranaense de Televisão, um filhote de joão-de-barro acabou preso pela pata enquanto tentava sair do ninho. O pássaro ficou pendurado de cabeça para baixo. A cena chamou a atenção de equipes de jornalismo, de moradores da região e, para surpresa, atraiu diversos outros passarinhos, que pousaram nos fios de luz próximos e galhos de árvores.
A rede elétrica teve de ser desligada para o resgate. Com a ajuda de uma tesoura, foram cortados os fios que estavam presos ao animal. Por causa do ferimento, o pássaro não conseguiu voar depois de solto. A ave se recupera do ferimento numa clínica veterinária e deve permanecer no local até ser encaminhada a órgãos ambientais.
De acordo com Fernando Costa Straube, que procurou a redação, o resgate foi inadequado. "Nota-se pela comissura do bico ser um animal jovem. Deve-se colocá-lo dentro da estrutura para que seus pais voltem a protegê-lo".



