
Passar uma tarde diferente, conhecendo monumentos e pontos turísticos do Centro de Curitiba, e registrar tudo em fotos que poderão virar exposição. Foi essa a atividade proposta, na tarde de ontem, a 31 adolescentes e jovens do grupo Amorescência e Projovem Urbano da Vila Verde, da Cidade Industrial de Curitiba (CIC).
O Amorescência existe desde 2008 e é um programa da unidade de saúde local, que se reúne todas as quintas-feiras em uma sala cedida pela Escola Municipal América da Costa Sabóia.
Durante aproximadamente uma hora e meia de encontro, os participantes assistem a trechos de filmes e fazem debates no final. As questões giram sempre em torno do cotidiano desses adolescentes: entre os temas estão prevenção do consumo de drogas, acessibilidade, preconceitos e gravidez na adolescência. O fator que impulsionou a criação deste grupo de debates, de acordo com Raquel Silva, uma das coordenadoras do programa, foi justamente o número de mães adolescentes na Vila Verde.
Diversão
O passeio da tarde de ontem foi mais uma forma encontrada pelos coordenadores do grupo para atrair adolescentes. Todo ano o grupo se renova, já que muitos deles acabam indo para o Projovem Urbano e, depois, entram para o mercado de trabalho. A coordenadora Raquel conta que é importante trabalhar o lúdico desses adolescentes para desenvolver bons cidadãos. Além disso, o Amorescência tem função importante ao criar vínculos de amizade entre os adolescentes do bairro.
Gabriela Vilas Boas, de 15 anos, veio com a família de São Paulo para Curitiba há aproximadamente dois anos. Quando chegou à Vila Verde, conheceu uma das coordenadoras do programa e foi convidada a participar. Ela diz que no bairro onde morava, na capital paulista, não costumava sair de casa e tinha poucos amigos, mas aqui a história é diferente. "Encontrei o grupo e pude fazer amigos. O programa tem me dado novas ideias para o futuro."



