• Carregando...
 | /
| Foto: /

Ao cumprir mandado de busca e apreensão na sede do Instituto Ambiental do Paraná (IAP), policiais encontraram um arquivo de fichário, com várias pastas em nome de políticos paranaenses, com documentos referentes a licenciamentos e autuações. A Gazeta do Povo não teve acesso ao conteúdo das pastas e não é possível dizer se há pedidos irregulares ou se contém alguma prova de tráfico de influência.

Gaeco faz busca e apreensão na casa do presidente do IAP

Mandados foram cumpridos em Curitiba, Paranaguá e Jacarezinho; sede do órgão ambiental também foi alvo da ação

Leia a matéria completa

Entre os políticos com uma pasta exclusiva no IAP está o deputado estadual Alexandre Curi (PMDB). Procurado pela reportagem, ele disse que não se recorda se fez algum pedido relacionado a licenciamento e que, dentro da legalidade, encaminha solicitações a diversos órgãos públicos com reivindicações que recebe dos municípios que representa. Já o deputado estadual Evandro Junior (PSDB) informou, pela assessoria de imprensa, que desconhece o assunto e que só poderá se me manifestar quando tomar conhecimento do caso.

O atual deputado federal Valdir Rossoni (PSDB) diz não ter nenhum pedido como parlamentar ao IAP. Ele explica que sua única relação com o órgão estadual ocorre para a obtenção de licenças ambientais para a empresa do ramo florestal da qual é proprietário. “Para colher área de floresta plantada, tenho que pedir autorização”, exemplifica. O parlamentar diz que o único documento solicitado pela companhia que tramita atualmente em Curitiba é um pedido de fiscalização em uma área de reflorestamento que está no período de retirada da madeira. Ele frisa que todas as suas atividades são regulares.

O ex-deputado estadual Nelson Garcia (PSDB) cita que participou de inúmeras audiências durante o período em que esteve na vida pública, inclusive no IAP. “Fazia a todo momento audiências com órgãos de governo, vinham prefeitos do interior [etc]. Mas não tenho ideia de nada [do que possa ser a pasta]. Não tenho nada de irregular. Nas ações de 24 anos de mandato nunca precisei e nunca vou precisar fazer nada disso.”

O ex-deputado estadual Stephanes Júnior (PMDB) cita que durante seus mandatos elaborou projetos relacionados ao IAP, mas também diz não saber o que pode conter a pasta. “Fiz projetos de lei com relação a plantio de árvores em rodovias, plano de carreira dos servidores do IAP e fui secretário de estado de administração. Basicamente é isso. Não vejo problema nenhum. Estou sem nenhuma preocupação.”

O ex-deputado estadual e conselheiro aposentado do Tribunal de Contas do Estado Hermas Brandão (PSDB) disse não saber o que pode conter a pasta. “Eu não sei o que é, estou fora da Assembleia Legislativa faz mais de oito anos.” Waldyr Pugliesi (PMDB), também ex-deputado estadual, comentou que não teve nenhuma relação com o órgão ambiental. “Nunca tive nada com o IAP na vida. Não faço a mínima ideia do que possa ser.”

Alguns nomes que constam em pastas no IAP não foram identificados ou não foram localizados.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]