• Carregando...

Curitiba – Irineu Rodrigues (PPS-PR) assume hoje, às 15 horas, a vaga de suplente do deputado federal José Janene (PP-PR) que está em licença médica. Irineu é o terceiro da lista de suplentes da coligação PDT-PTB-PTN-PPB (atual PP) PRP-PT do B que elegeu Janene em 2002. Quando o deputado José Carlos Martinez (PTB) faleceu em 2003, Airton Roveda (PPS) foi empossado na Câmara. A recusa do ex-deputado Nelton Friedrich (ex-PDT, atual PV), segundo nome, abriu a oportunidade para o novo suplente.

Rodrigues fica na Câmara pelo menos até o próximo dia 5 de junho, quando expira o prazo do último pedido de afastamento de Janene. Mas o parlamentar licenciado pode prorrogar a permissão quantas vezes forem necessárias, sem a perda das prerrogativas como deputado – salário, verbas e foro privilegiado. Portador de uma doença do coração, atestada pela Junta médica da Câmara, Janene também é réu de um processo de cassação no Conselho de Ética por estar envolvido no esquema de mensalão. Assim que volte ao cargo, os membros da comissão devem convocar Janene para depor.

Candidato a deputado federal para as eleições deste ano, Irineu vai reforçar a bancada evangélica na Câmara. Ele é presidente da Igreja do Evangelho Quadrangular no Paraná e, por isso, alcançou em 2002 mais votos em Curitiba e região metropolitana do que em seu reduto eleitoral, a cidade de Guarapuava.

Gazeta do Povo – Qual é a sua avaliação sobre o processo de cassação de Janene e de outros deputados envolvidos no mensalão?Irineu Rodrigues – Tudo isso mostra que é preciso moralizar a Câmara dos Deputados. Acredito que nem todos devem ter o mesmo tratamento, cada parlamentar tem uma história diferente, é preciso ter provas de que realmente participaram das irregularidades. No caso do Janene, tenho de chegar a Brasília e, assim que assumir a suplência, poderei ter acesso a informações que comprovem ou não a necessidade da cassação.

Como o senhor vê as possibilidades de sucessão no governo do PR?Torço por uma aliança que possa fortalecer ainda mais a penetração de Rubens Bueno, tanto em Curitiba quanto no interior do estado.

Quais serão suas prioridades na Câmara?Eu acredito que a agricultura merecia um pouco mais de atenção no governo. Os agricultores no interior do estado precisam de mais financiamentos.

Como pastor, qual é a sua opinião quanto à greve de fome do Garotinho?Defendo a liberdade de expressão. Garotinho tem o direito de fazer esse tipo de protesto.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]