Encontre matérias e conteúdos da Gazeta do Povo
Cultura

Paulo Autran sai de cena

Mais conhecido pelas telenovelas, ator dedicou a vida ao teatro

São Paulo – O ator carioca Paulo Autran, de 85 anos, morreu ontem às 16 horas, no Hospital Sírio Libanês, onde estava internado. O ator sofria de câncer e enfisema pulmonar. Nascido no Rio de Janeiro e formado pela Faculdade de Direito do Largo de São Francisco (Universidade de São Paulo) em 1945, ele chegou a abrir um escritório antes de assumir a carreira artística. Ele estreou em um palco (ainda amador) em 1947.

Na TV, sua última atuação foi na minissérie Hilda Furacão (1998), da Globo. Entre seus trabalhos na telinha se destacam Pai Herói (1979), Guerra dos Sexos (1983), Sassaricando (1987) e Brasileiras e Brasileiros (1990). Já no cinema esteve recentemente em A Máquina (2005) e O Ano em que Meus Pais Saíram de Férias (2006), escolhido para representar o Brasil na premiação do Oscar.

Mas foi no Teatro que Autran acumulou um currículo mais extenso. Alguns sucessos do ator nos palcos foram Otelo, Antígone, My Fair Lady, Liberdade, Liberdade, A Morte do Caixeiro-Viajante, Visitando o Sr. Green e Adivinhe quem Vem para Rezar.

O Avarento foi sua 90.ª montagem teatral. A peça foi traduzida e adaptada por Felipe Hirsch. "Ele fez a peça aos 85 anos, por isso acho que, quem tem amor ao teatro tem amor à vida", diz o veterano ator Sérgio Brito.

Cuspidela

Em novembro de 2005, numa entrevista, Autran lembrou momentos insólitos de sua trajetória, como quando cuspiu em Paulo Francis (1930-1997), então crítico de teatro, em defesa da amiga Tônia Carrero. "Juntei bastante cuspe e cuspi com prazer", recorda ele. Em outra oportunidade, tentou dar um soco no crítico pelo mesmo motivo, mas não foi muito bem-sucedido. "Nunca havia dado um soco em ninguém. É difícil, sabe? O corpo se contrai, o braço fica sem força" revelou, bem-humorado.

Principais Manchetes

Receba nossas notícias NO CELULAR

WhatsappTelegram

WHATSAPP: As regras de privacidade dos grupos são definidas pelo WhatsApp. Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.