Encontre matérias e conteúdos da Gazeta do Povo
Exumação

Peças achadas com d. Pedro I e suas mulheres serão expostas

Corpo mumificado de Amélia | Divulgação
Corpo mumificado de Amélia (Foto: Divulgação)

Medalhas, botões e fragmentos de vestes recolhidos dos caixões de dom Pedro I e suas duas mulheres, dona Leopoldina e dona Amélia, que agora fazem parte do acervo do Departamento de Patrimônio Histórico da capital paulista, devem ser expostos ao público em breve.

A Secretaria Municipal de Cultura afirmou que há intenção de expor as peças em vitrines blindadas dentro do próprio Monumento à Independência, onde estão sepultados o imperador e suas duas mulheres, no Ipiranga, zona sul da capital. Ainda não há data prevista para a exposição.

O material foi recolhido no ano passado, quando os restos mortais dos três personagens foram exumados para estudo, por iniciativa da historiadora e arqueóloga Valdirene do Carmo Ambiel.

Uma vez removidos os tampões de granito de 400 quilos que cobriam os caixões de dom Pedro I e de dona Leopoldina, e aberto o nicho de parede de dona Amélia, os pesquisadores fizeram uma lista minuciosa do que havia dentro de cada urna. Encontraram medalhas e insígnias de ordens de Portugal, joias de surpreendente baixa qualidade e até cartões de visita deixados por gente que acompanhou os traslados até o Ipiranga.

Sabe-se agora que a roupa militar com que dom Pedro I foi enterrado – túnica provavelmente marrom e calça branca – tinha, ao todo, 54 botões, a maioria de metal, com brasão da coroa portuguesa em alto relevo. Havia também botões feitos de osso, usados na época principalmente em cuecas.

Principais Manchetes

Receba nossas notícias NO CELULAR

WhatsappTelegram

WHATSAPP: As regras de privacidade dos grupos são definidas pelo WhatsApp. Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.