• Carregando...

São Paulo - Pedofilia, meio ambiente, crise política, homossexualismo e aborto são alguns dos temas da 48.ª Assembleia Geral da Con­­ferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), que começou ontem, em Brasília. A assembleia contará com a participação de mais de 300 bispos católicos de todo o Brasil para a discussão dos posicionamentos da Igreja sobre assuntos contemporâneos. As informações são da Agência Brasil.

O tema da pedofilia surgiu já no primeiro dia. Na missa de abertura, o núncio apostólico no Brasil, dom Lorenzo Baldisseri, citou as denúncias de abuso. "A Igreja hoje atravessa um momento de profunda tristeza e amargura, figura nas páginas dos jornais, fustigada, exposta ao público ludíbrio, pelas fraquezas de alguns de seus membros, responsáveis de pecados e crimes gravíssimos, passíveis de juízo diante de Deus e dos tribunais", afirmou. O arcebispo de Porto Alegre, dom Dadeus Grings, disse em entrevista coletiva que o assunto terá destaque nas discussões dos bispos.

No entanto, o núncio apostólico e dom Dadeus ressaltaram que há um exagero por parte dos veículos de comunicação. O arcebispo de Porto Alegre acredita que o assunto pode estar sendo usado para prejudicar a Igreja Católica. "Os padres estão envolvidos em 0,2% destes casos, os outros 99,8% não têm o mesmo destaque. Acho que isso é uma forma de querer prejudicar a Igreja, que promove a castidade", afirmou, lembrando as estatísticas segundo as quais padres católicos são responsáveis por uma proporção muito baixa dos casos de pedofilia registrados em todo o mundo. Dom Lorenzo pediu aos bispos que defendam o Papa Bento XVI, "atingido em primeira pessoa por uma campanha orquestrada e perversa".

Os bispos ainda discutirão o Programa Nacional de Direitos Humanos (PNDH-3), aprovado pelo presidente Lula e que defende a legalização do aborto e as uniões civis homossexuais, entre outros pontos que conflitam com a doutrina católica. A Assembleia Geral da CNBB antecede o 16.º Congresso Eucarís­­tico Nacional, que também será realizado no Distrito Federal por ocasião dos 50 anos de Brasília.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]